segunda-feira, 30 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO VI O homem morto no pecado (5)


“A garganta deles é sepulcro aberto, com a língua urdem engano...” (Romanos 3:13).
O REFLEXO DO PECADO NA LINGUA: “com a língua...”
        Amado leitor, o que realmente a Palavra de Deus quer dizer com a expressão: “urdem engano”? Pelo que podemos extrair do ensino sobre o coração humano como fonte do pecado e de todo mal, eis que não há dúvida que essa é a principal atividade do pecado à partir do coração. Acontece é que somos inclinados a acreditar no pecado em seus efeitos e não em sua causa. Mas o leitor pode bem ver o quanto a Bíblia expõe a verdade a partir da causa, conforme vemos nessa declaração tão contundente vinda do Espírito Santo.
        A Palavra de Deus vai mais longe porque as crianças, as quais conforme nosso parecer são tão puras e santas, elas são vistas por Deus em suas maldades no coração, conforme deixa claro o nosso Sumo professor em Salmo 58:3: “Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, falando mentiras” (versão corrigida). Parece incrível para nós, mas a verdade é que Deus está mostrando como o coração do homem é desde sua concepção. Deus mostrar que o homem é perverso e maduro para pecar desde quando sua mãe fica grávida dele. Foi exatamente essa a conclusão checada dramaticamente por Davi após a experiência de adultério e assassinato (Salmo 51).
        Mas também essa expressão “urdem engano” mostra o quanto a montagem é bem feita e é extremamente enganosa, porque é manipulada no coração; está completamente distante da habilidade dos homens, porque eles não conhecem nem seus próprios corações, quanto mais os corações de seus semelhantes. O trabalho é bem articulado no íntimo; é bem tramado no recôndito; é bem urdido longe de qualquer imaginação. Basta que Deus solte as “feras” e eis que elas estão prontas para o ataque. Bastou que o humilde Hazael, servo do rei da Síria fosse solto e eis que todas as terríveis habilidades para matar e destruir entrassem em cena (2 Reis 8) e assim tornou ele um dos reis mais perversos daquele tempo.
        Mas como é que funciona essa rede de engano bem trabalhado no coração do homem ímpio? Ora, os crentes conhecem por experiência o “poço da perdição” do qual foram arrancados; eles mesmos se lembram de como agiam em seus pecados. Mesmo Davi, sendo um homem segundo o coração de Deus não percebeu a engenhosidade do seu coração, quando aos poucos foi se abrindo para o pecado do adultério. Quando o homem é atraído pelo pecado e para o pecado, eis que imediatamente o pecado cria um cerco em torno de si e tudo passa a funcionar em torno de seus interesses egoístas.
        Meu caro leitor, o pecado sabe trabalhar mantendo o pecador sob seu sistema de engano; o pecado tapa a visão de Deus; o pecado arranca a glória de Deus de perto; o pecado afirma no íntimo que aqueles atos não serão vistos, que ninguém perceberá, que a pessoa tem direito daquilo e que sendo assim nada haverá de juízo. No caso de Davi, eis que não demorou muito para que tudo viesse à tona e ele pudesse sentir o gosto amargo do ódio de Deus.
        Mas é diferente no tocante ao ímpio, pois à medida que sua consciência é massacrada, eis que ele vai ficando mais arrogante, endurecido e disposto a avançar ainda mais em suas práticas perversas. Herodias agiu assim, pois no íntimo ela realmente queria trocar de parceiro, queria viver ilicitamente com Herodes. João Batista era o obstáculo para seu “progresso” no mal, por isso aproveitou bem a oportunidade para arrancar esse “empecilho” da sua frente, mandando matar o homem de Deus.

        Caro amigo, não há pecado que não seja cometido por livre consentimento do coração, por essa razão homens e mulheres hão de pagar caríssimo pelos seus terríveis atos aqui e na eternidade. A não ser que se arrependam, confessem e deixem suas maldades, se convertendo a Cristo.  

Nenhum comentário: