quinta-feira, 26 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO VI O homem morto no pecado (3)


“A garganta deles é sepulcro aberto, com a língua urdem engano...” (Romanos 3:13).
O CORAÇÃO – O SEPULCRO.
        Caro leitor, encaremos o homem caído em Adão, pois perante Deus ele está espiritualmente morto. Notem bem o texto, pois é pela sua boca que ele vai transmitir sua condição no pecado. O Senhor requer a verdade no íntimo (Salmo 51:6), pois o verdadeiro homem está encoberto por aquilo que é físico. A única forma de conhecer os trágicos efeitos do pecado no homem é através do conhecimento da Palavra de Deus.
        Creio que em minhas mensagens tenho procurado encher meus leitores dessa profunda verdade acerca da depravação total. Tomemos Efésios 2:1, porque ali fica claro que Deus dá vida, e se Ele faz isso no homem é porque não há vida. Ora, ninguém precisa ressuscitar alguém que está vivo. Nosso Senhor não necessitaria estar no cemitério com aquela multidão, a fim de ressuscitar Lázaro, caso este estivesse ali apenas dormindo. Já faziam quatro dias que seu corpo estava ali em estado de contínua putrefação.
        Mas vamos aos detalhes desse assunto. O que o homem é por fora, é apenas um reflexo do que ele é no coração. Nosso Senhor afirma que a boca fala o que está cheio o coração, e é exatamente isso o que nosso santo Professor quer nos transmitir em Romanos 3:13. Queremos conhecer o que significa morte espiritual? Então, conheçamos o que eles falam, o que sai de suas bocas. O que o mundo e satanás fazem é tentar camuflar a realidade do coração; satanás tenta fazer com que o homem no pecado pareça estar vivo. A diferença nos crentes é porque nasceu um novo homem. Foi exatamente isso o que o Senhor quis dizer quando prometeu mudar o coração. Enquanto o Senhor não ordena a nova vida, o homem continuará sendo o que sempre foi desde a queda e não há aqui qualquer possibilidade de mudá-lo.
        Mas vamos pensar nos crentes. Os verdadeiros crentes foram purificados no coração; os verdadeiros crentes ouviram a voz do Senhor por meio do evangelho e receberam a vida. Foi isso o que nosso Senhor quis dizer em João 5:24: “...passou da morte para a vida”. O novo homem é um coração mudado; um novo homem é mostrado por uma nova disposição de lutar por uma contínua santificação. Mesmo recebendo vida em Cristo, o crente ainda se depara com sua natureza carnal; ainda os resquícios do velho Adão permanecem na carne, por essa razão o crente tem que lutar diariamente para conquistar essa pureza no viver.
        Caro leitor, se você já recebeu a nova vida que há no Filho, não fique a pensar que tudo agora é perfeição. Antes no pecado nem sequer se importava com as façanhas das maldades que vêm do coração. Um morto espiritual é surdo, mudo e paralítico para Deus; está completamente alheio à vida em Cristo. Mas agora não, agora é guerra, é esse sentimento de luta virá sim; a disposição de guerra por santidade aparecerá. O que Cristo conquistou na cruz, eis que a fé conquista para si no dia a dia. É claro que virá a ressurreição, então os crentes estarão completamente livres dessas importunações terrenas e carnais.
        Amado leitor, talvez as lutas por santidade têm aumentado; talvez você esteja passando por momentos amargos na guerra contra o mal. Mas tudo isso indica que você tem a vida que há no Filho de Deus. Ausência de guerra por santidade é sinal de que Cristo não habita na pessoa. Então, nessa jornada de luta dê glória ao Senhor, porque você participa dessa honra da graça. Não é maravilhoso ser um crente? Não é precioso viver e conhecer essas maravilhas que mostrarão suas perfeições na glória?

        A triste verdade é quando o viver está marcado num compromisso com a carne e com o mundo. Isso significa morte espiritual e indica que a pessoa está marchando para a morte eterna.

Nenhum comentário: