quarta-feira, 25 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO VI O homem morto no pecado (2)


“A garganta deles é sepulcro aberto, com a língua urdem engano...” (Romanos 3:13).
O CORAÇÃO – O SEPULCRO.
        Caro leitor, uma vez dada a introdução, chegou agora o momento para investigar as terríveis realidades acerca do coração do homem no pecado. O que Deus faz é nos chamar para a “sala de dissecação de cadáveres espirituais”. Os verdadeiros discípulos do Senhor precisam entrar ali, precisam saber como foi o estado deles no pecado, a fim de que agora possam olhar com misericórdia para os que estão ao seu derredor.
        A primeira lição que temos é que a Bíblia faz uso do termo “coração” para designar o homem verdadeiro. Devemos entender isso, justamente porque estamos acostumados a ver as coisas do ponto de vista externo, conforme o mundo apresenta. Mas a verdade é que essa aparência é descartada na linguagem bíblica. A Palavra de Deus há de mostrar tudo à luz daquilo que é espiritual, eterno e oculto aos olhos dos homens aqui. Sem esse discernimento seremos incapazes de compreender as verdades profundas, misteriosas, mas axiais para nosso entendimento, se é que realmente queremos compreender as coisas como elas realmente são.
        Deus vê o homem interior e fala dele; Deus vê o homem no coração e todo Seu ensino parte dali. Se realmente quisermos compreender as maravilhas da graça, precisamos sim deixar nossos pensamentos, nossa compreensão tão oca do homem, a fim de entrar nessa faculdade santa. Sem dúvida as lições são avassaladoras, porque quando a luz brilha a nosso respeito, eis que a natureza carnal quer rejeitar tais ensinos.
        Note bem amigo o que Deus diz a respeito daqueles que foram salvos em Efésios 2:1: “Ele vos deu vida, estando vós mortos em vossos delitos e pecados”. É exatamente essa a lição que nosso nos passa no impressionante e profundo cap. 5 de João. Enquanto os religiosos judeus compreendiam tudo à luz da guarda de um mero sábado, nosso Senhor mostra para eles que a entrada do pecado foi a mais poderosa catástrofe ocorrida por ocasião da queda, porque a morte entrou e assolou tudo. Como Deus vê a raça humana espiritualmente? Todos esses milhares de pessoas aos olhos do Senhor estão mortas, são defuntos espirituais, excluindo obviamente os que foram salvos.
        Quero que o amado leitor considere bem esse ensino, pois estamos lidando com a verdadeira antropologia. Nós vemos o homem na sua aparência; nós vemos o homem rico, educado, em sua cor ou raça, etc. Na raça humana Adão foi perfeito homem até à sua queda, desde lá todos nascem no pecado, vivem no pecado e morrem no pecado. Olha ali Nicodemos, um homem religioso, conhecedor da lei de Moisés e profundo conhecedor do Velho Testamento. Mas o que era isso para Deus? Nada! Que valor tinha? Nada! Que diferença Nicodemos tinha de um perverso Barrabás? Para Deus, nenhuma diferença.
        Consideremos também Zaqueu e a multidão que o desprezava, por ser ele um cobrador de impostos do governo romano. Que diferença Zaqueu tinha da multidão religiosa? Nenhuma! A diferença passou a ser vista quando o Senhor Jesus disse a respeito dele: “Hoje veio salvação a esta casa...” (Lucas 19:9). Para o Senhor a diferença não é causada por qualquer religião, pela família, pela disciplina, etc., mas sim pelo novo nascimento. Caro leitor, no pecado todos estão mortos em seus pecados; todos vivem à serviço do pecado; todos estão completamente distante de Deus.
        Então amigo, veja que não há poder aqui para colocar o homem vivo perante Deus. No cemitério onde Lázaro fora sepultado nada havia de poder para arrancar aquele cadáver, e suas irmãs só podiam chorar e sofrer a falta de seu querido irmão. Foi o Senhor que chegou e ordenou que Lázaro saísse vivo.

        É assim meu amigo, o que o evangelho faz, pois qualquer pecador que consegue ouvir a mensagem de salvação e crer em Jesus, eis que é uma alma que passou a conhecer  a verdadeira vida – a vida que há em Cristo Jesus. 

Nenhum comentário: