quarta-feira, 18 de novembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS I - OS POBRES (4)


“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:1-9)
INTRODUÇÃO:      
        Ainda na introdução quero mostrar que, cada grupo de quatro combina um com o outro, que o amor temente a Deus nos corações dos salvos resultará infalivelmente no amor ao próximo. Veja na primeira bem-aventurança que a mensagem do reino dos céus opera no homem e o resultado é de se esperar:
        1.     O pobre de espírito passa a ser rico: “...dele é o reino dos céus”
        2.     Como alguém que agora conhece por experiência o estado da sua alma, eis que doravante passa a ser consolado: “...porque serão consolados”.
        3.     Como alguém que agora nada reivindica de coisas materiais para si, então passa ele a ser herdeiro da terra: “...porque herdarão a terra”.
        4.     Sua fome agora não é pelo mundo e pelas promessas vistas aqui, mas sim manifestará fome de justiça, por isso “...serão fartos”.
        Agora veremos o quanto o segundo grupo de quatro trata-se do efeito da mensagem do reino em relação ao próximo:
        1.     O “pobre de espírito passa a ser misericordioso: “Bem-aventurados os misericordiosos...”
        2.     Aquele que agora sabe o que é chorar no coração, passa a ser puro de coração: “Bem-aventurados os puros de coração...”
        3.     Aquele que agora se tornou uma pessoa mansa, passa a ser alguém que realmente conquista a terra: “Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra”.
        4.     E aquele que agora tem fome e sede de justiça, passa a ser perseguido: “...os que sofrem perseguição por causa da justiça...”.
        Agora, para finalizar essa parte introdutória, vamos dividir as oito Bem-aventuranças em dois grupos de quatro e comparar uma com a outra em ordem:
        1.     Os pobres de espírito em relação a Deus – se tornam misericordiosos.
        2.     Os que choram – são aqueles que serão consolados.
        3.     Os mansos – são aqueles que conquistam a terra.
        4.     Os que têm fome e sede de justiça – são aqueles que aqui são perseguidos.
        Amado leitor prolonguei a introdução, a fim de ajudar melhor na compreensão dessas maravilhas do evangelho que desce dos céus aos homens. Agora entrarei no assunto que introduz o tema sobre “As bem-aventuranças”: “Os pobres de espírito”. Creio que satanás tem colocado esse tema nas bocas dos falsos mestres, e de uma maneira bem trabalhada eles procuram se afastar sigilosamente da verdade. Ora, foi assim no Éden, pois ali o pai da mentira procurou lançar dúvidas contra Deus e contra Sua santidade, lealdade, verdade e justiça: “Foi assim que Deus disse?”.

        Sei que o alvo dos ataques de satanás neste texto é anular o verdadeiro sentido de “pobreza”, especialmente em nossos dias, quando a ênfase tem sido dada ao combate à pobreza material. Não tenho intenção de entrar nesses pormenores políticos, mas sim firmar na compreensão daquilo que é a verdade não só no texto, como também em toda Escritura. Em nada a mensagem do Senhor Jesus está referindo à pobreza material. Ora, Deus lida com os homens na base de sua condição espiritual e não material. Também, o problema do homem em nada está relacionado a este aspecto de vida transitório e enganoso, mas sim ao seu coração tão perverso e rebelde contra Deus. O alvo do evangelho é esse coração sujo, a fim de purifica-lo e fazer do homem um novo homem, segundo os moldes do reino dos céus e não da terra. 

Nenhum comentário: