sexta-feira, 6 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO IV. “Todos se extraviaram...” (6)


“Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis...” (Romanos 3:12)
COMPREENDENDO OS RESULTADOS DESSA INDIVIDUALIDADE.
        Amado leitor, prossigo para mostrar o quanto, mesmo operando em cada indivíduo, o pecado mostra seu poder de corrupção, cegueira, insensatez e até mesmo loucura. É nessa condição que homens e mulheres tomam decisões terríveis neste mundo, pois nada percebem que o mundo está cheio de armadilhas mortais. O filho pródigo (Lucas 15) achava que o sucesso e felicidade consistiam em ter liberdade e usar seus bens para agradar suas paixões. O pecado eleva o coração na vaidade e assim os homens pensam que estão subindo às alturas da glória, da fama, do sucesso e das paixões, enquanto realmente descem para os lugares de onde não poderão voltar. Com o filho pródigo foi exatamente isso o que aconteceu, pois chegou às portas da morte e ali pode reconhecer sua miséria e se ergueu em humildade para voltar para seu velho pai.
        Também é na atividade individual do pecado que cada um arma um esquema diferente na sua luta contra Deus. Muitos pensam que estão sendo honestos em suas evasivas, mas realmente estão inventando mentiras contra Deus, porque levantam barreiras para não ouvir a mensagem santa do evangelho; estão sempre dizendo que estão ocupados demais, que quando tiver maior prazo poderão chegar para ouvir a mensagem. Quanta mentira! As mentiras mais terríveis são as que os homens falam para Deus, pois encobrem seus planos com atividades justificadoras. Mas o que acontece é que sempre têm tempo para aquilo que gostam, sempre vão para onde querem ir e gastam com aquilo que amam.
        Na atividade individual do pecado nos homens, eis que cada um utiliza sua personalidade para agir com “esperteza” contra Deus. A Bíblia fala sobre sofismas, e isso não passa de mentiras cobertas de sabedoria. Com sofismas os homens são espertos em usar a Bíblia, procurar meios para fugir de Deus e assim não encarar suas responsabilidades. Muitos usam passagens bíblicas para encobrir suas maldades; muitos querem ser mais sábios do que Deus, mas realmente estão sendo loucos, porque o Senhor utiliza as armadilhas feitas pelos homens, a fim de fazê-los cair nelas mesmas.
        Mas é na individualidade que Deus opera em achar indivíduos. Saulo era um líder audacioso e se achava forte em desafiar esse tal de “Jesus”. Mas nada sabia que iria ter um encontro com o “Deus forte”. Enquanto olhava para todas as direções à procura desses cristãos e desse Cristo, eis que se esqueceu de olhar para cima. A luz da glória do Rei da glória foi suficiente para esmagar o velho homem, Saulo e imediatamente queimou seus planos e desmontou todo esquema perverso. A luz do Rei da glória veio para levar o velho Saulo ao pó e afugentar todos seus comparsas, a fim de realizar a obra sobrenatural da graça, conforme o próprio Senhor advertiu Ananias: “...Vai, porque este é para mim um vaso escolhido...” (Atos 9:15).
        Caro amigo, eis que a obra misericordiosa de Deus neste mundo opera chamando indivíduos à salvação. E assim Deus pode dizer: “Este sim, mas este não”. Com um ladrão na cruz o Senhor disse: “Sim!”, mas com o outro, Seu silêncio foi um “Não!”. Foi assim com os dois filhos de Isaque: “Amei Jacó, porém me aborreci de Esaú” (Romanos 9:13). Que incrível trabalho da graça! Como o pecado foi fulminado pela força da conquista do Filho de Deus!

        Mas a mensagem do evangelho vem agora anunciar aos pecadores arrependidos, que há um Deus que opera agora a salvação, da mesma maneira que Ele operou no passado; que o Seu braço é forte para salvar pecadores, da mesma maneira como Ele salvou no passado e que agora mesmo Ele está atuando neste mundo em chamar pecadores, tirando-os do pecado para a vida eterna. 

Nenhum comentário: