segunda-feira, 16 de novembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS I - OS POBRES (2)


“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:1-9)
INTRODUÇÃO:      
        Prezado leitor, hoje quero destacar um pouco mais a introdução desse tema abordado por nosso Senhor. O que Ele quer nos ensinar quando expõe as bem-aventuranças? Como havia falado na primeira parte, nosso Senhor está mostrando a diferença entre o reino dos céus e o reino da terra. Na realidade temos o evangelho em Sua glória e em sua poderosa obra transformadora. Para deixar ainda mais claro aquilo que quero transmitir aqui, vou mostrar agora como o Espírito Santo deixa essas 8 bem-aventurança perfeitamente organizado para nosso entendimento.
        1. Nosso Senhor está mostrando a diferença entre o Reino dos céus e o reino da terra. Até aquele momento os judeus foram ensinados pelos costumes religiosos dos fariseus, os quais pegaram a lei de Moisés e trouxeram à lume a justiça dos homens. O que nosso Senhor faz é brilhar a luz do céu e assim trazer a lei ao seu propósito, exigência e perfeição, a fim de mostrar a excelência da graça na transformação dos homens.
          2. Então Ele passa a mostrar quem são os participantes desse reino dos céus:
                1)   Os pobres. Veja bem que a pobreza é vista, não do ponto de vista dos homens, do mundo, mas do céu: “...pobres de espírito...”.
                2)   Os que choram. Esse é o efeito imediato no coração de um pecador que fora achado como “pobre de espírito”.
                3)   Os mansos. Veja bem como o reino dos céus opera transformando um coração cheio de ódio e disposição de guerra contra Deus, para torná-lo diferente e apto para herdar os bens de Deus na terra.
                4)   Os que têm fome e sede de justiça. De repente vemos que os que herdam a terra são pessoas cujos corações agora ambicionam alimento eterno – justiça.
                5)      Os misericordiosos. O efeito da misericordiosa graça de Deus na vida de pecadores é que eles são feitos pessoas cheias compaixão pelos homens e prontos para trabalhar em prol do bem físico e eterno deles.
                6)    Os limpos de coração. Agora a maldade é tirada e homens passam a ver a vida aqui do ponto de vista de Deus.
                7)    Os pacificadores. O evangelho do reino do céu promove o fim da guerra instalada no coração do homem pelo pecado, e assim o salvo passa a ser uma pessoa realmente pacífica.
                8)      Os perseguidos. O resultado final é quase inacreditável, porque a reação do mundo contra esses resultados da graça na vida de homens e mulheres é perseguição. E a aquilo que vemos no verso 11 é a promessa do Senhor para todos os que neste mundo enfrentam perseguição por causa da justiça.

        Então, pude dar aos meus leitores um resumo geral das Bem-aventuranças. É claro que talvez algum leitor tenha ouvido ou mesmo lido um comentário bem diferente, mas quero apenas mostrar que o propósito do Senhor é mostrar a todos a razão por que Ele veio ao mundo – salvar perdidos e que essa mensagem do céu realmente transforma pecadores. Amado leitor, meu lema é continuar pregando a mensagem santa, não tenho outro intuito, porque essa é a mensagem que Deus entregou aos Seus servos: “Antes de tudo vos entreguei o que também recebi”. Meu anseio é que você ame tanto a verdade e busque de coração essa verdade. Que as bem-aventuranças venham a fazer parte de sua vida; que você seja achado pela visitação misericordiosa do Senhor e que você seja de fato um herdeiro do reino dos céus. 

Nenhum comentário: