sábado, 21 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO V “...não há quem faça o bem...” (9)


“...não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:12)
QUANDO O FAZER O BEM REALMENTE SERVE.
        Caro leitor, estou chegando ao final dessa mensagem, mas para que toda dúvida seja dissipada, quero agora mostrar o que realmente significa fazer o bem. Creio que a Palavra de Deus pode dissipar toda esperança do homem no pecado, porquanto já foi mostrada a verdade a seu respeito. Ele não pode fazer o bem, nem sequer há esperança que ele venha a praticar isso.
        Porém, o nosso Senhor não nos deixa sem a apresentação positiva desse assunto. Se o pecado trouxe a morte, é fato que a morte só pode trazer corrupção, tanto no aspecto espiritual como no aspecto físico. Se o salário do pecado é a morte, então não se espera que sob o domínio da morte os homens venham a fazer o bem. Mas a graça veio operar outras maravilhas no meio dos homens, pois onde Deus atua com Seu poder, eis que homens e mulheres aparecem para fazer o bem. É aqui que entram os encantos da graça, coisas que os anjos não conseguem entender. Se pecado reina na morte, eis que o Senhor Jesus veio para exibir Sua vida no meio dos homens. Então, quando o fazer o bem realmente significa algo positivo, agradável a Deus e eternamente benéfico aos homens?
        Primeiramente, creio que é quando é visto por Deus como algo que Ele mesmo opera no homem. Tiro uma poderosa ilustração disso em Atos 11, pois o que vemos ali é um homem ainda não salvo fazendo o bem. Como? Não falamos que os homens no pecado não podem fazer o bem? Sim, e a Palavra de Deus deixa isso bem esclarecido para nós. Mas o que aconteceu com Cornélio foi que Deus o preparou de antemão para a busca da verdade salvadora. Houve naquele homem um conhecimento antecipado do temor do Senhor; houve nele um antepreparo do Espírito Santo em Sua vida, e suas obras provaram que Ele temia ao Deus de Israel e que anelava conhecê-Lo.
        O que acontece é que as obras de muitos são reveladas como um tipo de jornada antecipada da fé. Mas isso não é algo natural, não é algo que vem do homem, mas sim da própria atuação da graça. Sendo mais preciso, digo aos meus leitores que o caminho de Cornélio não era para o céu, mas para conhecer a salvação em Cristo. Nesse caso as obras são vistas por Deus como um “fazer o bem”. Já mencionei Raabe muitas vezes em meus comentários, mas está naquela prostituta um exemplo do que significa fazer o bem, pois quando ela recebeu os espias, ela cheia de temor de Deus procurou protegê-los e assim livrá-los das mãos do rei de Jericó. Nosso Senhor declara que quando alguém oferece um copo de água a um dos Seus servos, está servindo a Ele, e isso é fazer o bem. Foi assim com aquele Etíope no palácio em Jerusalém, conforme Jeremias 38, pois ele foi usado por Deus para tirar o profeta da cisterna. Não somente ele fez o bem, como também recebeu promessas de bênçãos de Deus por aquele ato (Jeremias 39:16-18).
        Em suma, estou querendo mostrar aos meus leitores que uma busca pela salvação, uma procura pelo conhecimento do Deus da salvação, realmente significa fazer o bem. Acreditamos que alguém que com intensa sede busca água para beber, de fato quer seu bem. É assim o que acontece quando homens procuram uma igreja onde podem ouvir a verdade; quando homens estão arrependidos e querem ouvir a doce mensagem da Bíblia; quando homens não mais querem maltratar seus corpos com pinga, nem maltratar suas famílias, etc. Tais pessoas estão fazendo o bem. Isso é atividade da graça de Deus no meio dos homens. Quando a cidade inteira de Nínive se arrependeu de suas maldades, eis que aquela população toda fez o bem.

        É você, meu amigo, seu caminho é rumo ao céu? Então, você está fazendo o bem.

Nenhum comentário: