sábado, 21 de novembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS I - OS POBRES (7)



“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:1-9)
AS BOAS NOVAS AOS POBRES: “Bem-aventurados...”.
        Caro leitor, veja bem que as boas novas do evangelho chegam para os “pobres de espírito”. A mensagem vem de Deus para dizer-lhes que eles são os “bem-aventurados”. Note bem como Deus exclui os outros, como nem sequer menciona os ricos, os abastados, os fortes, os poderosos deste mundo, os que conquistam as heranças daqui e se orgulham dessas delícias transitórias. As boas novas ignoram e desdenham dessas pujanças de orgulho que tanto satanás oferece aos homens.
        A mensagem chega aos homens e mulheres, os quais veem espiritualmente desnudos perante Deus; enxergam seus corações cheios de tristezas; que enxergam não somente a miséria deste mundo, como também percebem que nada aqui e daqui pode dar aquilo que suas almas estão realmente carecendo. São homens e mulheres que veem seu total desamparo, que não há lugar de escape, que eles mesmos não podem se salvar; que estão realmente perdidos. São essas almas que sabem que partirão deste mundo e que merecerão o inferno e não o céu. Foi essa a visão que o ladrão na cruz teve a seu respeito. Naquele momento, ao contemplar o Salvador, ele então pode perceber sua perdição, por essa razão clamou ao Senhor.
        Caro leitor, com pesar posso dizer que a mensagem evangélica atual nada transmite de boas novas aos pobres de espírito, por ela é essencialmente humanista e assim distanciada da glória de Deus e do Deus da glória. Não era assim a mensagem pregada antigamente. Vemos até mesmo nos hinos antigos como os autores mostravam que foram pessoas achadas pelas boas novas como pobres de espírito. Examine bem a letra deste antigo hino:
“Bem longe de Deus eu andava, um pobre perdido fui eu.
Pensava que fosse impossível entrar a minha alma no céu”.
        Quando as boas novas alcançam corações assim, eis que o evangelho mesmo mostra Sua força transformadora nas vidas de homens e mulheres, erguendo-os para viverem aqui da maneira correta e cheios da esperança da glória:
“E face a face vê-lo-ei, de graça salvo cantarei”
        Vemos claramente que a mensagem do evangelho atual é produzida do homem para o homem, e Deus aparece como convidado para “abençoar” tal mensagem. A mensagem atual não vem do reino do céu, mas sim do mundo e terá grande influência nas emoções e na soberba religiosa dos homens. A mensagem quando vem do céu, eis que ela aparece revestida do verdadeiro ouro celestial; ela aparece adornada de glória; ela brilha da verdade da cruz e realça de forma poderosa a soberania de um Deus que age com compaixão por homens e mulheres perdidos em seus pecados.
        Meu caro leitor, como é triste ver milhares enganados, pensando que a vida está indo muito bem e que estão debaixo dos favores de Deus. É triste ver como milhares curtem o deus apresentado pelos falsos mestres, um deus que apareceu para dar-lhes sorte e renovar seus recursos materiais. O evangelho de hoje aparece adornado das glórias daqui, é cheio de superstições e salienta profundamente a arrogância dos corações.
        Mas estou lutando para alcançar pecadores, homens e mulheres que estão cientes e conscientes de seus pecados, porque esses são os “pobres de espírito”. Esses vão ouvir a mensagem; eles vão se humilhar ainda mais perante a verdade revelada e seus corações vão se encher da viva esperança, quando ouvirem pela fé acerca desse grande Salvador. O convite Dele chega agora a esses corações para alcançarem a mais preciosa e eterna promessa de uma tão grande salvação.

Nenhum comentário: