segunda-feira, 30 de novembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS II “Os que choram” (3)


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:1-9)
O QUE SIGNIFICA “OS QUE CHORAM”.
        Caro leitor, de forma positiva, o que realmente significa “chorar”? O leitor atento verá que há uma ordem, que tudo começa no descobrimento da verdadeira pobreza de espírito, conforme já temos visto. Sendo assim, eis que o pobre há de chorar e chora por ser pobre, por sua condição tão miserável. Acredito que isso é de suma importância, justamente porque em nossos dias tudo é festa; a vida cristã é tida como motivo de muita alegria e nada de tristeza no íntimo. Falo isso porque tenho presenciado em muitas igrejas uma busca constante, não de temor, mas sim de entusiasmo e de bênçãos que cercam esta vida tão transitória.
        Mas vamos às considerações do texto, e de imediato posso afirmar que “os que choram” são aqueles que no íntimo reconhecem sua real condição de miséria em face do seu distanciamento de Deus. São aqueles que vivenciam isso no íntimo, que sabem da miséria do seu coração, da sua prontidão em pecar, de como sua alma está ressequida, sem paz e sem vida no íntimo. É claro que nem sempre será um choro físico, porque tal choro não é importante, mas sim as lágrimas que são derramadas no coração perante Deus. É isso o que o autor de um antigo hino quis dizer na primeira estrofe:
                               Bem longe de Deus eu andava, um pobre perdido fui eu.

                               Pensava que fosse impossível entrar a minha alma no céu.
        Digo mais que a alma chora quando toda realidade de seu viver passado, presente e sua condição futura é vista. Ele olha tudo o que fez no passado, sua arrogância, sua disposição para ofender a Deus em seus atos, palavras e pensamentos. Parece até que Deus passa um filme sobre sua vida. Então, com tudo isso perante seus olhos, eis que ele chora, a alma fica como que afundada no pó. Os homens modernos não veem essas coisas, desconhecem sua condição e se acham pessoas que não são tão perdidas assim, que são melhores do que seus semelhantes que viveram antes deles. Além disso, a mensagem do chamado evangelho moderno nada transmite, a não ser sucesso para esta vida aqui. A mensagem pregada em nossos dias chegou para sanar os problemas habituais desta vida agitada e febrilmente anelante por sucesso material.
        Meu caro leitor, não esqueçamos que o evangelho verdadeiro transmite a mensagem do reino de Deus, fazendo assim real contraste com este sistema de vida mundano aqui na terra. Enquanto o mundo proclama louvores aos grandes, aos fortes, aos cultos e ao sucesso na fama e nas riquezas, o evangelho da glória de Cristo vem afundar tudo isso, colocar todas essas relíquias dos homens na lama, a fim de exaltar homens e mulheres que diante da glória de Deus estão chorando, porque se viram esmagados no íntimo.
        Também, posso afirmar que a pessoa chora sim, porque viu que nada possui de eterno, mesmo que materialmente parece que tem de tudo aqui. Mas nada na alma. Há um vácuo lá dentro, que nada há de força, mas somente fraqueza e fracasso; nada há de bom nele, mas só de uma predisposição para o mal; que está descendo e não subindo; que aos olhos de Deus ele é motivo de completo desprezo. Ora, tal alma não vai chorar? Claro! Seu passado foi de terror, seu presente é desesperador e seu futuro miséria. Por isso ele pergunta: Quem me poderá salvar?

        Amigo, é essa sua condição agora? É você a alma que corre em busca de Deus, anelando achar o Salvador bendito? É você a alma que quer pertencer a Deus para sempre? É você a alma que agora no íntimo chora? Que não está em busca de resposta nos homens, nem em religiões, mas sim na Palavra de Deus? Sendo assim, venho lhe dizer que você foi achado pelo Senhor; que Ele está lhe atraindo para Si. Que momento maravilhoso para sua conversão agora mesmo!

Nenhum comentário: