terça-feira, 1 de dezembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS II “Os que choram” (4)


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:1-9)
O QUE SIGNIFICA “OS QUE CHORAM”.
        Caro leitor, prossigo em mostrar o que positivamente significa a expressão do Senhor: “...os que choram”. Vemos com clareza que é o resultado de ser “pobre de espírito”, pois, usando a ilustração da pobreza material, eis que uma pessoa sem qualquer recurso para viver aqui, certamente há de chorar. Então, a alma que vê no íntimo sua triste condição de penúria, miséria e sem nada de Deus no íntimo e no céu, certamente há de chorar. Por que milhares não choram? Por que milhares passam a vida em perigosa euforia carnal?
        Amado leitor, por que milhares nada percebem acerca de sua condição perante Deus, mesmo sendo religiosos e evangélicos? A razão é porque estão cegos e surdos; ainda não puderam ver sua condição no coração; ainda nada puderam perceber sobre sua miséria no íntimo. Lembremos bem que o Senhor requer a verdade no íntimo; lembremos bem que o homem só achará Deus se for a Ele de todo coração. Enquanto homens e mulheres estiverem contentes com sua situação; enquanto estiverem carnalmente se sentindo bem; enquanto só conhecem a situação deles no pecado superficialmente, eis que ainda a soberba continuará e serão levados pelas armadilhas do pecado, as quais estão ocultas em seus corações.
        Por que a alma chora? Chora porque no íntimo a alma se vê ressequida; chora porque a miséria, a tristeza, a angústia, a depressão, a vergonha perante Deus, a consciência culpada e a certeza que nada está encoberto perante Deus, sim, tudo isso leva um pecador a chorar. Chora porque é transparente perante o Senhor; chora porque é uma alma em confissão; chora como aquela mulher adúltera chorou aos pés do Senhor ali na casa de Simão (Lucas 7); chora porque não há ninguém que possa tirá-lo dessa condição, pois já viu que não pode confiar no homem; chora porque não acha mediadores aqui que podem ajudá-lo. A alma que chora já olhou para tudo e para todos aqui; já contemplou o mundo como um lugar amaldiçoado, onde todos pecam e todos estão condenados.
        Vista de um ângulo melhor, a alma chora porque sente anelo por Deus; sabe bem que nada daqui pode preencher esse vácuo no coração; sabe bem que Deus é a fonte perfeita de todo bem, de todo amor, de toda felicidade; não está à procura de bênçãos materiais; não está olhando para as mãos do Criador à procura dessas bênçãos, mas sim do Senhor mesmo. Veja amigo, que a alma que chora está sendo atraída por Deus e para Deus; que a alma que chora porque está sendo vista por Deus, o Senhor a mira com prazer e tem Sua graciosa face focada nela. Essa alma realmente anseia ouvir a voz do Senhor, tem prazer em saber da Sua verdade; espera ouvir a doce palavra de perdão; quer sentir Seu abraço de misericórdia e quer saber que obteve Sua paz (Romanos 5:1).
        É você amigo, essa alma? Então, pode estar certo que não há alguém mais rico do que você! Pode estar certo que toda essa felicidade oca e superficial deste mundo não passa de farrapo, comparada com aquilo que lhe espera. O Senhor é o seu Deus; foi Ele mesmo quem criou toda essa circunstância; foi o Senhor quem lhe arrancou desse miserável mundo, a fim de falar diretamente ao seu coração. Seu choro no coração é ouvido e visto por Deus e Ele mesmo está lhe puxando para Si.
        Então, pode chorar. Satanás quer chegar e mudar tudo; quer envolver sua vida com mentiras e dizer que você está no caminho errado. O que ele quer é puxar você do caminho certo do arrependimento e da conversão a Cristo. Ele tem milhares de vozes que trabalham para enganar corações iludidos. Mas, quando Deus opera Sua chamada aos pecadores, operando Ele, quem impedirá? Ninguém!


Nenhum comentário: