segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS II “Os que choram” (7)


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:1-9)
AS BOAS NOVAS PARA OS QUE CHORAM: “Bem-aventurados...”.
        Caro leitor, não há algo mais emocionante e maravilhoso do que uma alma, cujo coração foi vivificado por Deus; quando olhos e ouvidos espirituais são aberto; quando pecadores veem a realidade do pecado, da grave situação na qual se encontra, seu total distanciamento de Deus e sua penúria aqui e para a eternidade. Tal alma há de chorar, sem dúvidas. Quando a pintura de satanás é retirada; quando esse cenário de mentira é desfeito, então a alma chora sim.
        Chora ao ver o quanto este mundo é lugar de homens e mulheres que caíram em Adão, que odeiam a Deus, que utilizam os membros de seus corpos para a prática de tantas maldades, sem qualquer temor ao Senhor. Chora sim, ao ver a morte assolando tudo, apagando todo riso e trazendo luto eterno; o que parece ser prosperidade é logo queimado pela fúria visitadora da ira de Deus (2 Pedro 3:7). Em sua cegueira espiritual nenhum homem consegue perceber essas coisas, pois tudo é visto como algo que passa e que após as tempestades da morte, da perda e das desventuras, eis que a vida aqui há de melhorar.
        Também chora ao ver este mundo como um império de satanás; que os homens não são livres como eles pensam que são; que não passam de pobres escravos, submetidos ao pecado (João 8:34); que satanás, esperto pai da mentira trabalha para usar essas milhares de almas em sua meta de ser igual a Deus (Isaías 14) e que depois vem a morte para queimar tudo, como se fosse papel e lançar as milhares de almas na perdição eterna (Apocalipse 9:11). Assim como Jeremias chorou ao ver as desolações em Jerusalém, somos nós convocados a chorar a ver as terríveis desolações causadas pelo pecado neste mundo: “Não vos comove isto, a todos vós que passais pelo caminho?...” (Lamentações 1:12).
        Amigo leitor, posso ir mais longe para mostrar o quanto a alma que foi achada por Deus realmente chora. É claro que corações endurecidos no pecado não vão chorar, porque continuam cegos, nada vendo acerca da realidade eterna de tudo o que está acontecendo ao nosso derredor. Homens e mulheres, cujos olhos espirituais são abertos por Deus, certamente choram ao ver o quanto este mundo não é um lugar onde os homens adoram a Deus. Pelo contrário, o que veem é um palco de ingratidão, de raiva, de intenso ódio a Deus; o que veem são homens e mulheres usando suas bocas para afrontarem a Deus. O que veem são homens e mulheres que empurram a verdade para longe, fechando a porta para que a luz celestial não entre, justamente porque querem se atirar na idolatria; querem ter seus deuses, porque eles aprovam suas vidas abomináveis.       Oh! Quanto somos nós insensatos! Sondemos a história deste mundo; investiguemos bem o passado e veremos os sinais de cinzas e destruição; veremos que a história é a mesma e que o mundo ainda está aí porque Deus é misericordioso, compassivo, longânimo.

        Amado leitor, quando Deus vem ao encontro de pecadores para salvá-los de seus pecados, esses sentimentos da compaixão de Deus passam a envolver corações santificados, por isso eles choram. E podemos dar louvores ao Senhor pelos verdadeiros crentes! Podemos alegrar no fato que o mundo pode ver os verdadeiros heróis da fé que entram neste mundo como estrelas do céu. O mundo carece de homens e mulheres assim, mesmo que o mundo há de odiá-los, como fizeram com santos no passado. Mas não importa, pois a graça de Deus está em plena atuação. Esse choro é santo, é puro, não é hipócrita nem banal. Quando homens e mulheres choram no coração é porque eles têm preciosidades celestiais para este mundo; é porque eles vão demonstrar ao mundo o quanto o Senhor é bondoso e que ainda salva perdidos no pecado. 

Nenhum comentário: