quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

FAMINTOS E SEDENTOS DE JUSTIÇA (1)


“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mateus 5:6)
INTRODUÇÃO:      
        Prezado leitor, meu sincero desejo é que a Palavra de Deus seja tudo em seu viver, porque não há maior preciosidade nesta vida, fora daquilo que Deus revelou. Estamos cercados de perigos e satanás tem feito tudo para anular o poder da verdade neste mundo de mentira. As Bem-aventuranças vêm mostrar o quanto o evangelho é poderoso e suficiente para tratar com o homem no pecado e fazer dele exatamente o homem conforme a nova criação produz.      
        Agora a minha tarefa é pregar sobre a quarta bem-aventurança, e o leitor atento há de ver o quanto esse ensino está plenamente ligado às outras três Bem-aventuranças anteriores. Minha esperança é que meus leitores possam desfrutar dessa verdade trazida aos nossos corações pelo Senhor Jesus. Talvez seja a parte mais fácil para o entendimento de todos, porque a própria linguagem do texto é em si mesma ilustrativa: “fome, sede e fartura”. Vemos então que a Palavra de Deus utiliza essas circunstâncias físicas, a fim de nos proporcionar o ensino daquilo que é excelentemente precioso e eterno para nós. Para um melhor entendimento do assunto vemos que:
        1.     O “pobre de espírito” chora, e todo verdadeiro crente sabe bem no íntimo o que realmente isso significa em seu viver.
        2.     O “Pobre de espírito” é manso, porque agora nada mais reivindica para si mesmo, porquanto entende o que significa o que Deus em Sua misericórdia fez com Ele.
        3.     O “Pobre de espírito” tem fome e sede. Mas sua fome é diferente daquilo que tanto o mundo ambiciona ter aqui. Agora Ele vê a vida do ponto de vista celestial e seus anelos são santos e eternos.
        O leitor atento há de perceber que chegamos ao ponto mais alto da pobreza espiritual, mas que nosso Senhor não passa diretamente da pobreza para a fome. Antes o Senhor chega para consolar, porque o pobre chora; chega para dizer-lhe que ele é o herdeiro da terra, e finalmente chega ao celeiro e mostra toda provisão para ele e essa provisão é farta. É como se os irmãos de José no Egito chegassem famintos, chorando querendo comida, então ele abrisse um dos enormes celeiros e mostrasse tudo para eles. Que grandeza desse evangelho! Que mensagem incrível aos pecadores! Que lição que traz real diferença entre as promessas de Deus aos pecadores e as promessas de satanás aos mundanos!
        E você amigo? Essas quatro bem-aventuranças fazem parte de sua vida? Você pode olhar esses ensinos do Senhor como se fossem fotos de sua vida espiritual? Você vê a si mesmo como alguém que foi tratado pela compaixão de Deus, e que agora é o que é pela graça? Sua fome agora é por conhecer ainda mais a verdade? Anela pela Palavra de Deus, pelo conhecimento do Senhor e do Seu reino, como se fossem os mais preciosos tesouros? Isso faz você uma pessoa diferente, que em nada é igual aos mundanos?
        Se for assim, então você é um bem-aventurado. Glórias ao Senhor! Você é resultado da poderosa e soberana obra da graça! Você é um dos eleitos de Deus! Não é maravilhoso isso? Veja bem, Deus enviou Seu Filho ao mundo por você! Deus tudo fez tendo em vista que você fosse participante da glória Dele! Então, esse é o momento para que assentemos nessa santa “sala de aula” das bem-aventuranças e aprendamos com nosso Sumo-Professor!

                 


Nenhum comentário: