quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS (4)


“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).
O QUE SIGNIFICA SER MANSO: “...os mansos...”.
        Amado leitor, prossigo em mostrar que ser “manso”, conforme a linguagem do Senhor no texto, trata-se primeiramente da ausência de guerra no viver, e a presença do pecado é essencialmente uma manifestação de guerra contra   Deus. Esse fato está provado e comprovado em toda Escritura. No pecado os homens todos fazem parte de um só exército e batalham diariamente contra Deus. Não há trégua nessa guerra, e quando parece que tudo parece paz, na realidade são as articulações feitas no coração, tentando manipular Deus. Mas quero agora mostrar os sinais evidentes dessa guerra, a fim de que os homens saibam que não há como esconder de Deus; não há como escapar dessas atitudes secretas de um coração insensível ao temor do Senhor.
        Há no coração do homem no pecado uma constante atividade da ambição pelo poder, pelas riquezas e pelo conforto mundano. Note bem amado leitor, em nada estou condenando o trabalho e o anseio de ter riquezas aqui. A Bíblia não condena as riquezas, mas sim o amor àquilo que pode ser armadilha para a alma. Alguém crente pode se tornar um milionário sem, contudo deixar ser envolvido por essa chama da ambição, dos sonhos mundanos. Todas as coisas foram criadas por Deus e toda criação foi santificada, por isso todo caminho está livre para adquirir prata e ouro, desde que tudo ocorra com justiça. Mas o real perigo não está nas coisas, mas sim num coração pervertido. Neste mundo os homens estão em guerra contra Deus, porque têm em seus corações os mesmos intuitos de Lúcifer.
        É visto também na contínua manifestação de revolta, de inveja, de ofensa, etc. O pecado faz com que os homens estejam em contínua revolta, alguns porque nasceram pobres, outros porque querem mais e jamais estão contentes com aquilo que têm. Outros sentem inveja daqueles que parecem ser mais poderosos. Notamos isso no Salmo 73, pois vemos como a multidão olha com inveja para o rico, com a intenção de estar no mesmo lugar. Assim vivem os homens nessa correria para alcançar o mundo e tê-lo aos seus pés. Para isso estão prontos a tudo, jogam em loterias, brigam, criam discórdia entre os parentes por causa de herança e estão até mesmo prontos para matar por causa disso.
        Por que isso? Porque há guerra no coração. Falta em seus corações o temor, pelo fato que Deus é o Criador e dono absoluto de tudo. Não há reverência de súditos submissos ao Rei; não há em seus corações atitudes de servos perante o Senhor. Por essa razão Deus “amarra” os homens; Deus coloca algemas em suas mãos e restringe suas atividades, porque deixados soltos são capazes de destruir uns aos outros. No pecado não há mansidão; não há possibilidade de fazer com que os homens carreguem os fardos uns dos outros. No pecado os homens romper os obstáculos e avançar em suas conquistas terrenas. A história humana só mostra essas lutas, guerras e mortes; a história só revela destruição, assassinatos, traição e atos de malícias, roubo e todo tipo de perversidades.
        Caro leitor, não há como amansar o homem, assim como não há como domar uma serpente venenosa. Não há como mudá-lo para ser adaptável ao serviço de Deus neste mundo. Enquanto seu coração cheio de maldade não for arrancado; enquanto Deus não o transforma numa nova criação, eis que ele será o que sempre foi, desde seu nascimento, pois já nasce proferindo mentiras. Então, não há nenhuma bem-aventurança para ele nesse estado. Até que Cristo venha para salvá-lo do pecado, para levá-lo ao arrependimento e fazê-lo conhecer seu verdadeiro estado de pobreza e de miséria. Somente assim o pecador pode se tornar manso, conforme aquilo que nosso Senhor apresenta na bem-aventurança.


Nenhum comentário: