quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS (9 de 9)


“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).
A GRANDE PROMESSA AOS MANSOS: “Eles herdarão a terra”.
        Caro leitor, encaremos seriamente a sã doutrina; entendamos o modo como Deus lida com Seu povo e que Suas promessas terrenas e celestiais são dirigidas aos seus escolhidos. Isso significa que não há ninguém que possa viver e desfrutar da terra, senão os salvos aqueles que foram salvos e reconciliados com Deus mediante o sangue remidor do Senhor Jesus. Então, as bem-aventuranças nos colocam perante as maravilhas da salvação em Cristo e faz brilhar ainda o mais o fato que é essa salvação é poderosa, imensa e eterna.
        Digo mais, que são os mansos quem quem prestam honras e louvores ao Senhor, dono da terra. São eles que em humildade reconhecem o fato que toda criação em sua totalidade pertence ao Criador; que Ele tem o absoluto direito de ser louvado, exaltado, admirado, e os salvos são dignos disso. Ora, a Bíblia inteira proclama os louvores da fé Cristã, como os mansos nada retêm para eles qualquer honra; como reconhecem que aqui nada têm e que são despenseiros dessas coisas. A terra é vista pelos santos como apenas uma ilustração das coisas eternas.
        Os mansos não estão aqui com a finalidade de viver para sempre neste lugar, mas sabem como viver, sabem como desfrutar de tudo com singular humildade e corações gratos e cheios de adoração. Veja a vida de José, porque mesmo sendo elevado a uma posição tão proeminente no Egito, mesmo assim reconheceu a brevidade desta vida e nada lhe fez apegar-se à riqueza passageira. A graça lhe ensinou a viver e a herdar de forma correta os verdadeiros bens da terra.
        Também, são os mansos quem proclamam justiça, santidade e pureza. E essas bênçãos vindas da graça são as riquezas que toda criação precisa ter. Onde reina o pecado, reina também a maldade, a destruição, os interesses iníquos e perversos; até mesmo a criação sente a presença aterrorizante do pecado e seus resultados são perturbadores para toda vida aqui existente. A terra foi criada em justiça e santidade, mas agora está mergulhada nesses infortúnios que redundam em apenas vaidade e mais vaidade.
        Também, os mansos fazem real diferença dos perversos e ímpios. Então, veja bem que se são os mansos que foram autorizados a herdar a terra, eis que os perversos estão excluídos por Deus. Mesmo que aparentemente eles estão numa condição mais próspera materialmente falando, eis que é só aparência. Para os ímpios a verdadeira vida consiste nas conquistas de bens deste mundo. Para eles esse é o segredo da felicidade, e também não conseguem entender porque os verdadeiros crentes agem com tanta tranquilidade e confiança. Mas a verdade é que não são eles quem vivem, mas sim os mansos; não são eles quem conseguem usufruir desta vida, mas sim os mansos. Por quê? Porque o segredo não está naquilo que é aqui tangível e visto pelos olhos carnais, mas sim pelo verdadeiro homem do coração, transformado pelo poder de Deus. A marca da felicidade dos mundanos está impressa na carne, enquanto a dos mansos está no coração.
        Mas encerro para dizer que, quanto aos ímpios, eles estão em lugares escorregadios e são alvos da ira de Deus. O que a Bíblia diz? “Que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”. Então, o que os ímpios têm de prosperidade está timbrado pelas paixões dos olhos, da carne e da soberba de uma vida que aos poucos vai sumindo. Eis que a morte tem em sua mão a foice com a qual pode arrancar a vida de um ímpio aqui a qualquer instante. E o que vem em seguida? Para onde irá uma alma que agora está debaixo do furor de Deus?
        Só há um meio de escapar e isso acontece sim, quando o pecador corre para Cristo Jesus, à busca de sua salvação.  










Nenhum comentário: