sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS (1)

                              
“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).
INTRODUÇÃO:      
        Prezado leitor, quanto prazer enche meu coração ao ver o quanto o evangelho é maravilhoso e completo! O que vemos nas Bem-aventuranças nada mais é do que o ensino do poder transformador ocasionado na vida de homens e mulheres achados pela graça salvadora de Deus. Nada temos a acrescentar nesse evangelho porque ele é perfeito. O que nós os pregadores devemos fazer é entregar aos homens o que nós recebemos (1 Timóteo 1:15). A mentalidade moderna é que, devido ao fato que o homem da pós-modernidade é diferenciado e mais poderoso do que homens do passado, então a mensagem deve ser trazida a eles com mais charme, refinada e livre de linguagem que possa afastá-lo.
        Quanta mentira! Quem disse que o homem moderno é melhor do que aqueles que passaram por este mundo e já foram? Nós podemos deixar um defunto mais enfeitado, mais bonito, mais atraente, mas a verdade que defunto é defunto. Assim é o homem da pós-modernidade, ele é o mesmo, morto em seus delitos e pecados, cheio de arrogância e de desprezo a Deus, sempre compenetrado a obedecer de coração o comando do diabo no viver.
        Chegamos agora à terceira bem-aventurança: “Bem-aventurados os mansos...”. É óbvio que não houve mudança de assunto, estamos ainda na mesma casa, no mesmo ensino e contemplando a perfeita obra do evangelho, transformando homens e mulheres em novas criaturas (2 Coríntios 5:17). O leitor atento há de perceber a unidade desses ensinos: O pobre de espírito produz o verdadeiro choro do coração e torna a pessoa mansa. A própria declaração do Senhor mostra o quanto o homem é incapaz de ser diferente por si mesmo e pelas atividades religiosas e sociais deste mundo. O mundo pode mudar o homem; o mundo tem seus meios para fazer o ser humano mais adaptável a este sistema social e religioso. Mas o fato é que não há como amansar o homem em relação a Deus; não há como fazê-lo capaz de encarar a vida do ponto de vista celestial e assim pronto para vivê-lo para Deus e servir ao reino de Deus neste mundo.
        Caro leitor, quão importante é que compreendamos o ensino que nos traz essa bem-aventurança. Somente o homem amansado por Deus tem condição de “herdar a terra”. Enquanto as armas de ataque e de defesa contra Deus não forem arrancadas de um coração perverso, ímpio e odiador da verdade (Romanos 1:18), eis que o homem continuará sendo o mesmo, pronto para trabalhar para o reino das trevas e disposto a lutar para usufruir da terra, sem qualquer padrão de justiça, santidade e piedade no viver. Ora, não precisamos sair das Escrituras para comprovar isso, pois vemos em Levítico o quanto Deus adverte Israel quanto aos moradores de Canaã, dizendo que eles seriam extirpados de lá devido as maldades praticadas por eles. Para Israel o Senhor estava ensinando que eles só usufruiriam da terra se obedecesse aos ensinos da lei, conforme a aliança feita (Levítico caps. 18 ao 20).

        Mas eu quero aproveitar e ampliar um pouco mais esta introdução, a fim de fazer com que nós mesmos relembremos bem o tempo em que vivíamos na ignorância. Porventura éramos mansos em relação a Deus? Claro que não! Éramos rebeldes e amantes de todos os prazeres; éramos ambiciosos em relação as riquezas e nada havia de qualquer temor a Deus em nossos corações. Os verdadeiros crentes são provas claras daquilo que Deus faz no coração. Se tem alguém que afirma ser salvo, mas ainda é um amante deste mundo e de suas riquezas, eis que essa alma jamais conheceu a salvação que há em Cristo. A mansidão faz o homem diferente, pronto a servir ao Senhor, mesmo que seja rico aqui. É exatamente isso o que nosso Senhor quer dizer no texto: “...porque eles herdarão a terra”. 

Nenhum comentário: