segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS (2)


“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).
O QUE SIGNIFICA SER MANSO: “...os mansos...”.
        Amado leitor, meu objetivo hoje é mostrar o que significa o termo “manso”, conforme a linguagem do Senhor, e suas consequentes implicações em nosso viver. Posso ver nessa palavra o quanto nosso Senhor expõe a doutrina da depravação total, porque se o homem precisa ser manso, isso significa que há nele um coração de guerra, de ódio, de desprezo a Deus. Então, deparamo-nos com a verdade que não há esperança para o homem, senão na misericórdia de Deus por ele, caso contrário ele permanecerá o que é desde seu nascimento.
        Para mostrar o que realmente significa ser “manso” creio que o melhor modo de fazer isso é mostrar o que não significa. Primeiramente não está tratando de falta de valentia. O evangelho não torna a pessoa covarde. Longe disso, todos nós que lemos a Bíblia vemos nos homens de Deus uma coragem e uma disposição de valentia. A Bíblia afirma que os tímidos são herdeiros do lago de fogo (Apocalipse 21:8). Aliás, no pecado os homens são covardes. Pedro parecia ser um ousado e bravo guerreiro e até mesmo mostrou tal ousadia quando empunhou a espada e cortou a orelha de um homem. Mas os homens mostram o quanto são tímidos quando estão perante os reais e terríveis inimigos. O mesmo Pedro que mostrou coragem, não demorou muito para fugir e se esconder negando a Cristo com medo da morte.
        Homens de Deus foram corajosos. Abraão parecia ser tão fraco e incapaz. Quando tinha que defender sua esposa, eis que usou de mentiras a fim de escapar de ser morto nas mãos de tiranos e cruéis (Gênesis 12:10-19). Mas quando teve que livrar seu sobrinho Ló e família que foram levados como prisioneiros de guerra, Abraão não hesitou em pegar seus criados e formar um exército, partindo assim para tirar Ló daquela situação (Gênesis 14). Os crentes são homens valentes, são ousados. Moisés era um homem manso, mas sua valentia era notável e sua disposição de sofrer com o povo de Israel mostrou isso. Então, vemos que ser “manso” conforme a linguagem do Senhor nas Bem-aventuranças não está elogiando a timidez, nem incentivando covardia.
        Também, posso afirmar que ao declarar que os “mansos” são bem-aventurados, nosso Senhor não está tratando de um pacifismo insensato. Muitos pensam que são verdadeiros heróis do cristianismo quando dizem “paz” para tudo e para todos. É claro que a Bíblia incentiva os crentes a buscarem a paz com todos, a serem pessoas pacíficas e amáveis. Mas não está tratando da paz com o pecado. Muitos são assim, têm o Senhor nos lábios, mas tem um prazer em saudar as práticas malignas dos homens. João Batista não foi assim, pois ao encarar a vida adúltera de Herodes, não hesitou em denunciar e condenar seu pecado: “Não te é lícito possuir a mulher do teu próximo”. Também, no afã de ter a amizade de todos, muitos têm aquele espírito solidário com todo tipo de erro doutrinário. Eles são evangélicos, mas no estilo ecumênico.

        Ora, o Senhor Jesus não está lidando com essa “mansidão” promovida pela carne, pelo mundo e pelo diabo. A verdade deve ser pregado a todo custo, com amor; toda forma de mentira, mesmo aquela que mais parece estar de lado com a verdade, deve ser denunciada como mentira, por isso é letal às almas. Fujamos da mansidão sem base, sem temor a Deus, sem fé bíblica, destituída daquilo que nos foi entregue na Palavra. Fujamos daquilo que é agradável aos homens, mas não a Deus. Nosso Senhor não está saudando tal mansidão, mas sim mostrando o que Ele faz em Sua graça, transformando o vil e carregado de terríveis armas no coração, em homem santo, simples ovelha Daquele que veio para pastorear Seu rebanho. 

Nenhum comentário: