quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS II “Os que choram” (9)


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:1-9)
A PROMESSA AOS QUE CHORAM: “porque serão consolados”
        Caro leitor que ama as Escrituras, veja bem que promessa impressionante para os que choram o verdadeiro choro do coração: “...serão consolados”. Nada há de qualquer promessa terrena; nada há de qualquer exaltação segundo as expectativas da carne e do mundo. É Deus quem aparece para consolar e não satanás; é Deus quem faz a promessa, então, o que Ele prometeu Ele mesmo irá cumprir. Digo mais que sendo Ele o Consolador, certamente não há algo melhor para a alma que chora, para um coração despertado por Ele mesmo. Aliás, é exatamente isso o que os santos sentimentos de um homem arrependido esperam. Sendo assim é importante que não desprezemos os detalhes dessa verdade.
        Há um consolo na eterna e gloriosa salvação. Tem riqueza maior para uma alma que anseia ser liberta da condenação do que a certeza de que obteve a tão grande salvação em Cristo? Que consolação tem um redimido! Como agora ele pode chorar de alegria e desprezar este mundo vazio! Como agora pode olhar para o passado, contemplar o presente e descansar num futuro que brilhará até ser dia perfeito! Ele entendeu sim, no íntimo que a salvação em Cristo foi perfeita, que abarcou todo seu viver na terra; que agora a condenação merecida foi desfeita e que agora foi aceito no Amado Filho de Deus. Agora pode cantar que, de fato tem a segurança por pertencer a Cristo para sempre. Ora, essa verdade é um verdadeiro bálsamo para curar as terríveis moléstias causadas pelo pecado no coração. Por isso as boas novas de salvação servem sim de pleno consolo para Ele. Ele agora achou refúgio no poder de Deus e para sempre está cercado por um amor que jamais o deixará.
        E você amigo, pode estar seguro nessa imensa salvação? Está sua alma pisando agora o firme fundamento da fé cristã? Pode agora desfrutar dessa santa habitação de amor eterno? Pode agora caminhar seguro por um mundo perigoso, sabendo que não mais está só? Pode agora descansar na liderança certa e perfeita do Bom Pastor, sabendo que não há mais medo das acusações contínuas de satanás? Essas verdades no íntimo servem de consolação diária na vida de um salvo; servem de muralhas para livrar dos temores da morte, da solidão, do desespero e das ameaças mundanas.
        Também, há um contínuo consolo no amor de Deus. Falei um pouco já a esse respeito, mas não há um refúgio maior para um pecador arrependido do que essa santa habitação segura, firme, forte e disciplinadora do amor de Deus. O amor de Deus é o esteio eterno do crente, porque foi nesse amor de Deus em Cristo (Efésios 1:6) que ele foi escolhido, buscado e achado. Em Romanos 8 Paulo afirma que nada há de separar o salvo do amor de Deus em Cristo (verso 39). Que verdade impressionante, porque serve de contínuo lugar de encorajamento e de forte consolação, enquanto o salvo estiver habitando neste mundo vil e cercado de perigo. O amor consiste no fato que Deus nos amou e que somos o que somos pela atividade real desse amor de Deus.
        Mas há um fato de real importância. O Senhor Jesus prometeu que o Espírito viria para habitar nos salvos e que seria nosso Consolador (João 16). Veja bem caro leitor, o próprio Deus veio fazer de nossos corpos de barro Seu lugar de habitação. E que Consolador! O que Ele faz por nós em nós não há linguagem que possa explicar, mas aceitamos pela fé. Os santos são tão frágeis, tão susceptíveis a cair, mas eis o Consolador nos exortando, fortalecendo, carregando nossos fardos terríveis e nos ensinando os práticos ensinos de Cristo em nós. Eis aí o fato que poderemos seguir firmemente a jornada até o fim; que perseveraremos e que Seu trabalho não é em vão; que finalmente seremos apresentados perante o Senhor naquele grande dia.


Nenhum comentário: