quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS II “Os que choram” (6)


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:1-9)
AS BOAS NOVAS PARA OS QUE CHORAM: “Bem-aventurados...”.
        Oh! Que novas vêm do céu para os que choram! Tem uma alma que anseia a salvação? Têm pecadores que buscam a doce verdade da cruz, como se fosse joias preciosas? Então, eis a voz do Senhor que ecoa do Alto: “Bem-aventurados os que choram...”. Caro leitor, não é melhor ouvir a voz de Deus? Quantos têm gastado suas vidas, desperdiçando-as, porque têm posto sua confiança nos homens! Quantos nunca sondaram as Escrituras, jamais ouviram a linguagem tão veraz, tão justa e santa que vem da boca de Deus! Quantos morreram em seus pecados! Quantos passaram os anos de suas vidas sob o completo engano do pecado! E agora amigo, que maravilhosa oportunidade você está tendo para encarar a verdade da tão maravilhosa riqueza em Cristo Jesus.
        Permita que eu fale um pouco deste mundo, porque nós seres humanos habitamos aqui num lugar extremamente enganador. Mas, quando almas são achadas por Deus, eis que este mundo passa a ser um lugar de choro mesmo. É claro que satanás é hábil em tapear; o pai da mentira luta incansavelmente para que este mundo seja um lugar aparentemente só de alegria, só de festa, só de esperança por dias ainda melhores. Mas a Palavra de Deus chega para tirar essas máscaras e mostrar a realidade das coisas. Os que choram são aqueles que agora podem perceber as coisas como elas realmente são. Quanta miséria assola este mundo! Quanta maldade, quanta crueldade praticada pelos homens, uns contra os outros. Tudo isso é motivo para que homens e mulheres achados por Deus venham a chorar de tristeza.
        Aprofundemos mais, vemos mais do que maldades e maldades. Vemos como as coisas vão se aprofundando mais para destruir tudo o que é bom. Vemos como os homens estão mancomunados para o mal, para destruir a família; para tomar os bens do seu próximo, para matar, invejar, desonrar os pais. O lugar aqui é de fato um ambiente que evoca choro. Vemos como tudo passa, pois o que é alegria hoje, pode ser transformado em tristeza amanhã; vemos o quanto nossa esperança aqui some como fumaça e que não há meio neste mundo para estabelecer o viver aqui. Bem-aventurados são os que agora veem essas verdades à luz da Palavra de Deus, e por isso choram.
        Também, há motivo para chorar ao ver como somos seres inclinados só a pecar; que não há em nós qualquer condição de melhorar nosso viver; que não podemos andar em justiça, em retidão; que não conseguimos ser santos e agradar a Deus. Quando todas essas verdades desabam sobre nossa cabeça, eis que nossa tendência é chorar e lamentar nossa condição. As palavras de Paulo em Romanos 7:24 revelam esse profundo lamento daquele profeta: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” Os mais experimentados santos de Deus sabem o que é chorar; eles expressam essa lamentação em forma de confissão cada dia. É por essa razão que essa bem-aventurança aparece, para mostrar o que realmente significa a vida de um crente neste mundo.

        Mas o choro começa na conversão, mesmo que não seja um choro fisicamente visto. Mas a alma convertida chora sim. Ao ver seus pecados ele chora; ao ver suas ofensas contra Deus ele chora; ao ver pela fé o Cordeiro de Deus entregue na cruz para pagar nossas culpas, de fato toda essa velha história o faz chorar. Que começo bendito! Ninguém vê essas santas lágrimas! O mundo não tem prazer nessas gotas que caem dos corações arrependidos! Mas esse espetáculo foi feito pela graça e esse é o prazer do Senhor em lidar com pecadores nessa condição.

Nenhum comentário: