terça-feira, 8 de dezembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS II “Os que choram” (8)


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:1-9)
A PROMESSA AOS QUE CHORAM: “porque serão consolados”
        Caro leitor, vamos checar agora as considerações finais em torno dessa incrível bem-aventurança. Não esqueçamos que ela é o resultado imediato da primeira: “pobres de espírito”. Lembremos bem que estamos lidando com o evangelho, com a tão grande salvação que desce dos céus à terra; que é o encanto da graça operando grande transformação no meio dos homens; que é uma exposição daquilo que a lei de Moisés nada pode fazer, porque não tem poder; que é algo que vai ao profundo do coração e que mostra a eficácia das promessas que Deus mesmo fez no Velho Testamento, de tomar o coração do homem e fazer ali um novo coração, e que ligando com o Novo Testamento é a grande demonstração da nova criação (2 Coríntios 5:17).
        Qual é a grande promessa apresentada por Deus aos que choram? “...serão consolados”. Que lição impressionante, porque Deus não dá a mínima para as promessas desse evangelho moderno, o qual promete “mundos e fundos” aos homens. Os “pobres de espírito” realmente querem isso, querem o abraço de Deus, querem Seu doce perdão, Suas maravilhosas palavras de amor eterno. Os “pobres de espírito” estão chorando amargamente no coração, porquanto viveram longe do Senhor, na miséria do pecado, e só descobriram essas verdades porque Deus lhes mostrou. O que aconteceu foi que a luz celestial brilhou em seus corações e eles passaram a ver a verdade, descobriram que estavam completamente ludibriados pela cegueira e pelo engano do diabo.
        Note também que eles não reivindicam nada para si; nada querem daqui, nem sequer falam qualquer coisa, pois estão chorando. O Senhor chegou para ser o Consolador, para falar-lhes ao coração, para apresentar-lhes como seu Pastor e Guia fiel. Não é maravilhoso isso? Agora o mundo virou uma arena de guerra contra ele; agora os inimigos vão apontar suas armas contra aquele que fora achado pela graça. Também, essa consolação vem do Espírito Santo ao coração. Não vem dos homens, não vem dos falsos mestres, não vem de alguma oração recebida nem do positivismo falso deste sistema religioso. É o doce Consolador que chega à alma arrependida, a fim de abraçá-la e enchê-la das riquezas eternas prometidas por Deus aos pecadores arrependidos.
        Também, posso afirmar que não há algo mais rico para uma alma arrependida do que a consolação eterna que vem dessa salvação. Não há maior riqueza para uma alma do que esse encontro maravilhoso, onde o pecador é totalmente aceito, tendo seus pecados completamente perdoados e a paz com Deus vindo reinar eternamente em seu coração (Romanos 5:1). Que riqueza da glória! Não foi assim com aquela mulher adúltera? (Lucas 7). Seu pranto indicava exatamente o que tanto ela buscava; ela foi aos pés da pessoa certa – o Salvador que veio ao mundo para lhe salvar – Suas lágrimas revelavam o estado do seu coração e o quanto ela desejava encontrar ali as palavras de perdão e paz vindas da boca do próprio Deus.
        Mas, quero encerrar esta página a fim de dizer aos meus leitores, que a alma orgulhosa e teimosa no pecado nada quer com essa salvação. Tenho visto milhares de pessoas tentando segurar em galhos podres de promessas dos homens, de que elas foram salvas, sem nunca ter conhecido o choro que vem de um coração arrependido. Ora, chegar a Cristo sem essa humilhação e quebrantamento? O orgulhoso sempre e sempre vai se deparar com as consolações de satanás. Cristo nunca vai abraçar o soberbo, nem sequer prometer salvar-lhe, enquanto ele não for ao pó. Enquanto o homem estiver na vaidade do seu coração, o mundo com sua religião serão suas joias preciosas e Cristo será realmente desprezado por ele.

        Não é o momento para um genuíno arrependimento agora?

Nenhum comentário: