terça-feira, 8 de dezembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO VII. Veneno de víbora (2)


“A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios” (Romanos 3:13).
O QUE A PALAVRA DE DEUS FALA ACERCA DISSO.
        Caro leitor, essa declaração acerca da condição do coração do homem para tão devastadora e até mesmo desanimadora. Mas a verdade é essa a nosso respeito, porque em poucas palavras Deus mostra o terrível resultado do pecado no homem. Eu sei que muitos irão criar argumentos e dizer que nem todos são assim; sempre a natureza maligna vai querer contestar e dizer que Deus não está falando a verdade. Tal atitude é própria dos homens desde o Éden, pois desde ali o viver dos homens é uma tentativa de dizer que Deus é mentiroso e que satanás é verdadeiro.
        Mas quero ir agora às considerações dessa declaração tão profunda e reveladora do Espírito Santo no texto. O que significa “veneno de víbora”? Como os homens manifestam esse veneno no viver. É claro que os homens escondem esse veneno até a ocasião própria, assim como as serpentes utilizam veneno para defesa ou para ataque. Os homens no pecado agem pior com o letal veneno que está debaixo da língua, porque são seres humanos, os quais usam a inteligência, a esperteza e todas as suas prerrogativas de seres humanos, a fim de promover o mal. Enquanto nada requer dessa manifestação desse veneno, eis que os homens procuram socialmente ser bondosos, educados, refinados, religiosos e falam muito sobre Deus, desejando sempre as melhores coisas desta vida uns para com os outros.
        Saulo de Tarso em sua religião era bem zeloso quanto as tradições de seus pais e aos costumes judaicos. Posso imaginar aquele moço dando aulas “bíblicas” nas Sinagogas, como habilidosamente conseguia convencer os fieis daquilo que ensinava. Ora, ninguém percebia qualquer ação venenosa da sua parte; ninguém notava os perigos que envolviam sua linguagem atraente e “espiritual”. Mas quando a notícia da ressurreição de Cristo rompeu-se em Jerusalém e avançou para o mundo; quando homens e mulheres começaram a se converter a “esse tal de Jesus”, e as ameaças começaram a vir para derrubar por terra as falsificações religiosas, eis que o mortal veneno começou a mostrar seu serviço. Foi então que Saulo estava pronto para o ataque; foi assim que ele manifestou seu ódio mortal contra Deus; foi assim que o coração humano mostrou aquilo que escondia por tanto tempo, mas que estava oculto em sua religiosidade.
        Caro leitor, o que os homens no pecado têm debaixo de suas línguas é tão pernicioso que não temos palavras para explicar. Veja que em Mateus 23:33 nosso Senhor chama os fariseus de “raça de víboras”. Nosso Senhor não foi brando para com esses elementos, porque eles utilizavam uma religião aparentemente boa para envenenar a população com seus planos encobertos e assim atingir o povo com suas mentiras. Vejo em nossos dias o quanto os falsos mestres são espertos para o mal; vejo o quanto eles são habilidosos para falar, mostrando mansidão, afeto e ternura, de tal maneira que conseguem conquistar o coração de milhares para seus planos tão ambiciosos e letais.
        Não pensemos que os homens querem mudar seus corações. Eles amam o pecado e veem seus semelhantes como presas fáceis. A mensagem do evangelho vem para revelar o que está oculto, todas as intenções perversas dos homens e seu engano de achar que até mesmo Deus pode ser ludibriado por eles. Oh! Quão enganoso é o coração! Oh! Como os homens escondem suas perversidades! Se não houver uma intervenção da graça, eis que debaixo de suas línguas está o mais perigoso veneno, para o qual não neste mundo qualquer antídoto. Somente a poderosa graça de Deus para libertar homens e mulheres das garras do pecado e de seus corações tão perversos.

        De novo afirmo que Cristo Jesus veio ao mundo para destruir as obras do diabo!

Nenhum comentário: