quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS (5)


“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).
O QUE ELES SÃO PARA DEUS: “...bem-aventurados...”
        Amado leitor, entendamos bem que enquanto a alma não for reconciliada com Deus mediante o Senhor e Salvador Jesus Cristo, o homem continuará sendo um guerrilheiro neste mundo, sempre disposto a empunhar suas armas secretas contra Deus. Não há poder aqui que pode mudar o homem; não há qualquer igreja, nem qualquer ministro, nem qualquer poderosa oração que possa erradicar do homem essa disposição maligna para desafiar Deus. É a graça, somente a graça que faz isso na vida de alguém que Deus mesmo tem chamado para essa salvação misteriosa para a explicação do mundo.
        Avancemos na exposição do verso, porque agora chegou o momento para entender o que esses “mansos” são para Deus. Ora, o texto mesmo deixa claro que eles são “bem-aventurados”. Ora, isso é de grande significado para uma alma convertida, porque ele não foi amansado pela graça, a fim de ser facilmente destruído. Na salvação do pecador o velho homem é destruído, mas nasce um novo homem, o qual agora passa a ser chamado de “bem-aventurado”. Que impressionante e grandiosa salvação que vem ao pecador arrependido! Afinal, tem algo melhor do que isso para os homens neste mundo? Claro que não! Deus está mostrando no texto que quando um homem chega a uma condição tal, certamente será visto como um inútil para o mundo; poderá ser desprezado por todos, mas não por Deus. A obra feita pela graça é obra de arte (Efésios 2:10); o resultado da salvação em Cristo é algo encantador aos olhos de Deus, justamente porque a graça não opera imperfeição. Então, certamente o termo usado por nosso Senhor é digno de nossas sérias observações.
        O “manso” é bem-aventurado porque seu coração foi transformado por Deus num novo coração. Deus tirou aquele coração de fera e colocou nele um coração de ovelha. Foi isso o que Deus prometeu fazer no mundo inteiro, como resultado da morte de Cristo na cruz. Cada alma salva é Deus exibindo a força da Sua paz; é Deus mostrando ao império do mal que o reino do pecado e do diabo está destruído; é Deus que mostrando que as armas da graça são diametralmente opostas às armas utilizadas pelo pecado e pelo diabo; é Deus apresentando ao mundo o verdadeiro homem, o verdadeiro cidadão do céu, o verdadeiro homem que pode vencer tudo e todos.
        Também, o “manso” é bem-aventurado porque foi alvo da misericórdia de Deus. Não foi decisão dele, mas sim de Deus; não foi resultado da sua escolha por Cristo, mas sim da escolha soberana do Senhor. Isso é misericórdia, porque está atado ao que nosso Senhor afirma em Romanos 9:18: “Logo, tem ele misericórdia de quem quer e também endurece a quem lhe apraz”. São os alvos da misericórdia que cantarão verdadeiramente o operante trabalho da graça em suas vidas; são eles que se humilharão e se submeterão ao Senhor voluntariamente; são eles quem vão viver como homens e mulheres devem viver neste mundo. O trabalho da graça é tão encantador que causa um grande espanto e alvoroço neste mundo e porque fará com que homens e mulheres funcionem ao contrário do viver que tinham anteriormente.
        Mas digo e afirmo também, que os “mansos” são bem-aventurados porque agora podem entender sua insensatez. Os homens no pecado acham que são sábios, poderosos e fortes, até que são colocados em seu lugar e são atraídos por Deus para a salvação. Logo eles percebem que não passavam de cegos, ignorantes, escravos e marcados para a condenação eterna. Ora, tudo isso faz com que eles entendam quão grande foi a sorte que tiveram; quão abençoados eternamente são e também porque não veem qualquer razão para se acharem melhores do que os outros. Que emocionante trabalho dessa tão grande salvação!
  | Excluir

Nenhum comentário: