terça-feira, 15 de dezembro de 2015

BEM-AVENTURADOS OS MANSOS (3)


“Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra” (Mateus 5:5).
O QUE SIGNIFICA SER MANSO: “...os mansos...”.
        Caro amigo que ama a Palavra de Deus, procurei na página anterior frisar bem o que não significa ser “manso” conforme o ensino transmitido nas bem-aventuranças e em todo evangelho. É claro que não se trata de covardia, porque a conversão genuína arranca o medo e torna o indivíduo um valente, disposto a enfrentar tudo e todos com coragem para testemunhar a causa da verdade em Cristo.
        Sendo assim, convém que expliquemos de forma positiva o assunto. Quando alguém realmente se converte de coração; quando alguém é visto por Deus como um “pobre de espírito”; quando alguém é levado ao choro no coração, eis que Deus está apresentando o que só a graça pode fazer na vida de um pecador, arrancando-o da posição de guerra contra Deus em seu viver. No pecado homens e mulheres querem ser verdadeiros heróis; no pecado eles querem empunhar suas armas do coração contra Deus; no pecado eles querem desafiar os céus e desafiam sim todos os atributos de Deus diariamente; no pecado, homens e mulheres que deveriam temer e tremer perante a majestade santa, realmente acham que podem triunfar; eles se postam em pé desafiando o Todo-Poderoso.
        Mas quando Deus chega com Sua tão obra salvadora, eis que tais armas são imediatamente tomadas e lançadas fora. Só pode ocorrer isso na conversão de um pecador. Tomemos novamente a vida da prostituta Raabe, pois enquanto a cidade de Jericó inteira estava fechada, tentando resistir ao Deus de Israel, eis que ela lá dentro agia ao contrário. O temor ao Senhor invadiu seu ser e a oportunidade de demonstrar isso veio assim que os dois espias apareceram, e assim aquela mulher mostrou que estava do lado contrário do seu povo; que agora ela havia lançado fora todas as armas de defesa; que era puramente insensatez, loucura enfrentar o Deus que abriu o mar vermelho para fazer Seu povo passar.
        Caro leitor, a presença do pecado no coração é essencialmente visto em manifestação de guerra contra Deus. Ora essa verdade está claramente vista em toda Escritura em forma de ensino e de ilustrações vívidas. Paulo trata do homem no pecado como inimigo de Deus (Romanos 5:10); que Deus tem inimigos contra os quais luta diariamente (Naum 1:8). As mais poderosas armas não são revólveres, rifles, metralhadoras, facas e outras ainda mais perigosas e letais. As mais terríveis armas estão guardadas no coração e elas são apontadas diariamente contra os céus. Não há um instante sequer quando os homens entram em paz; não há um segundo quando os homens querem paz com os céus. A decisão de paz jamais veio nem virá dos homens neste mundo, pois eles querem atravessar a vida aqui em seus pecados e sabem bem que para isso o Deus santo “atrapalha” muito.
        Eles amam suas transgressões, por isso vão odiar todo tipo de justiça; eles sentem no corpo o sabor de suas iniquidades e fazem contrato com elas toda manhã, por essa razão vão encarar a justiça, a santidade, a pureza, a retidão, tudo isso como obstáculos que devem ser tirados da frente. Eles trabalham como se fossem tratores, a fim de romper com todos os obstáculos celestiais e avançam em ódio contra aqueles que servem ao Senhor neste mundo.

        Meu caro leitor, não pense que por frequentar alguma igreja evangélica, ter sido batizado, ter algumas atividades e mostrar ter muita energia no serviço religioso, poderá tirar as armas guardadas no coração contra Deus. Somente quando o homem vai ao pó, quando conhece o real arrependimento é que ele poder entender o que significa ser manso. Deus não doma os homens como fazem com feras. Deus tira o coração duro, obstinado e faz do homem uma nova criação em Cristo. Esse é o portentoso trabalho da graça salvadora. 

Nenhum comentário: