quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO VII. Veneno de víbora (3)


“A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios” (Romanos 3:13).
O QUE A PALAVRA DE DEUS FALA ACERCA DISSO.
        Caro leitor, meu desejo é que você, assim como eu saiba o quanto é maligno e perverso o coração do homem, e só quem pode mostrar isso é a maravilhosa e fiel Palavra de Deus. Ela declara no texto acima que há veneno de víbora nos lábios do homem que ainda permanece no pecado. É importante que todos saibam o quanto isso é sério, o quanto as palavras que saem da boca de alguém podem destruir pessoas. Nosso Senhor não hesitou em mostrar aos falsos mestres entre os fariseus que eles não passavam de víboras, de elementos perigosos, gananciosos e prontos para tornar as pessoas duas vezes herdeiras do inferno.
        João Batista também mostrou ser um exímio e fiel profeta. Sua linguagem foi sempre incisiva, não importando se à sua frente estava um soldado, um fariseu ou mesmo um perverso Herodes. Quando a multidão vinha, despertada por suas mensagens fortes, eis que fariseus também apareciam. O medo do juízo vindouro surge quando mensageiros das boas novas aparecem para pregar ao povo a necessidade de arrependimento. Em Mateus 3:7 João encarou fariseus, chamou-os de “raça de víboras” e perguntou-lhes o que os incitava a fugir da ira vindoura. Veja bem amigo o quanto Deus jamais encobriu o estado do coração humano e que especialmente aqueles que se revestem de autoridades religiosas podem ser as “víboras” ainda mais perigosas e sutis.
        Mas quero agora mostrar o fato que no texto acima o Espírito Santo nos fornece a composição desse “veneno” que se acha na língua dos homens, cujos corações não foram ainda transformados pela graça salvadora. Veja o que diz o texto: “A boca, eles a têm cheia de maldição e de amargura” (verso 14). Veja o quanto a Palavra de Deus chega a dar detalhes. É óbvio que uma picada de uma víbora traz efeitos devastadores para o corpo, podendo até levar alguém à morte. Examinemos de perto o que realmente significa “maldição e amargura”.
        Por “maldição” quer dizer que nada há de sair da boca do homem, a não ser o que mostra sua completa hostilidade contra Deus. Veja bem amigo, a ordem divina é que de nossa boca deve sair apenas ações de graças, louvores a Deus, gratidão, celebrando contínuo culto ao perfeito Senhor e Criador. Aos crentes a ordem é: “Em tudo daí graças”. Mas não é a verdade quanto aos ímpios, pois cada um deles, desde seu nascimento já está apto para mentir, para mostrar seu ódio contra Deus e amaldiçoar tudo o que ele vê ao seu derredor. No pecado o homem não vê razão de adorar a Deus, mas vê sim, motivos para desferir seu ódio contra a liderança sábia e perfeita de Deus em tudo.
        A  Bíblia mostra essa verdade no Salmo 2. Aquele Salmo foi escrito para mostrar o que se espera deste mundo maligno; o que se espera de homens e mulheres, os quais rejeitam a liderança de Deus, os quais preferem a liderança dos homens e que estão prontos para atacar todo sistema santo e puro do governo de Deus. Eles não se contentam com as barreiras colocadas à frente deles, a fim de que eles não venham a destruir uns aos outros; eles não estão satisfeitos com as proibições da lei de Deus, pois querem adorar seus ídolos, viver em prostituição, adultério, roubo e outras práticas perversas. Por essa razão estão sempre gritando contra aquilo que dá errado no que fazem.

        Isso é maldição; esse é veneno mais terrível que sai dos lábios de homens ingratos e maus. Quando Deus salva homens, eis que a graça de Deus aparece para ensiná-los sobre o uso da língua; para que eles aprendam a não mais usar suas línguas como instrumentos de ira, indignação, perversidades, fúria e outras atitudes. Aos crentes é ensinado que em tudo eles devem aprender a dar graças a Deus.

Nenhum comentário: