quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS II “Os que choram” (5)


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:1-9)
AS BOAS NOVAS PARA OS QUE CHORAM: “Bem-aventurados...”.
        Amado leitor, como o evangelho bíblico é radicalmente diferente da mensagem proclamada por este mundo! Estamos diante das novas que vêm do céu e não da terra; as palavras são faladas pelo próprio Deus e esse Salvador precioso vem aos corações daqueles que agora choram seus pecados, choram porque não conseguem viver sem Deus. Mas eis que o Senhor vem dizer a essas pessoas que elas são bem-aventuradas! Noutras palavras, elas são as pessoas mais felizes que existem. Elas agora podem olhar para aquilo que o mundo proclama ser felicidade; elas agora podem desprezar aquilo que Deus despreza, porque o Senhor chega a esses corações para dizer-lhes que elas são felizes, porque Ele veio para torná-las para sempre felizes.
        Veja caro leitor, as pessoas que Deus as intitula de bem-aventuradas, não são os homens poderosos, ricos e cultos deste mundo; não são aqueles que estão curtindo fama, riquezas e paixões. O mundo sem Deus as considera felizes; vivem olhando para elas e querendo saber como chegaram lá; acham que de suas bocas procedem felicidades, por isso querem curti-las aqui. Mas elas são ignoradas por Deus, o reino dos céus nada tem a ver com elas; elas têm o que sempre quiseram, o galardão dessas pessoas está aqui e fenecerá aqui.  
        Vamos conhecer de perto essas verdades que aparecem tão paradoxais ao nosso entendimento. Conheçamos de perto o que realmente significa essa “bem-aventurança” partindo dos ensinos de Deus a nós. Segundo a mentalidade do novo evangelho que impera na sociedade evangélica em nossos dias, o sucesso material é a maior prova de que a pessoa encontrou Deus no viver. Então, elas vão rir e debochar desse evangelho das bem-aventuranças. Veja bem amigo leitor, a mensagem moderna mostra tudo a partir do homem, de seus direitos, de que Deus está presente para lhes garantir esses direitos, por isso eles estão sempre reivindicando para si o que eles afirmam ser deles.
        Mas o evangelho do reino aparece para mostrar algo totalmente contrário, pois mostra tudo a partir da cruz. É do monte do Calvário que a luz brilha para o pecador, a fim de que ele mire bem a eternidade. Quando homens e mulheres são atraídos por Deus e para Deus, eis que imediatamente as luzes deste mundo ficam apagadas. Note bem a linguagem de Paulo em Colossenses 1:27: “...Cristo em vós, esperança da glória”. Nada tem de uma esperança terrena. Quando pecadores veem a necessidade de salvação e do Salvador, eis que o mundo derrete como cera perante seus olhos. Essa verdade chega a tal profundidade, que Paulo afirma o quanto a mensagem da cruz cortou completamente sua ligação com este sistema liderado por satanás: “...o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo” (Gálatas 6:14).
        Outra lição que emerge dessa verdade é que somente os que creem podem entender isso. Os homens no pecado estão completamente cegos, por isso mostrar essas maravilhas do reino dos céus não lhes interessa. Deus está falando aos pobres de espírito, aos que no coração foram regenerados; aos que têm a visão do homem interior restaurada pela graça. Essa linguagem é atrativa e satisfaz esses corações. Ainda mais, eles começam vendo aos poucos esse desabrochar da glória; aos poucos o caminho santo vai ficando ainda mais perfeito, até que eles avistem a glória eterna.

        Neste caso, para quem me dirigirei? Vou falar aos que agora querem ouvir. Se tem alguém que agora procura a salvação, como se estivesse procurando uma joia preciosa, então estou certo que foi achada uma alma que chora. O Senhor está perto agora e há de falar ao Seu coração, a fim de mostrar-lhe a Sua salvação. 

Nenhum comentário: