quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO VII. Veneno de víbora (8)


“A garganta deles é sepulcro aberto; com a língua urdem engano, veneno de víbora está nos seus lábios” (Romanos 3:13).
OS RESULTADOS VISTOS DESSE VENENO: “maldição e amargura”
        Prezado leitor, agora é o momento de checar os resultados terríveis desse mais poderoso veneno que sai da boca do homem. Nosso Senhor deixou claro em Marcos 7:20, que é o que sai da boca do homem que contamina o homem. Tal verdade vem lançar luz sobre o ensino que aparece em Romanos 3:13. Caro leitor, que sejamos sóbrios em conhecer tais verdades para nosso bem espiritual e para um viver em contínua humildade perante o Senhor.
        Primeiramente veremos o termo “maldição”: “A boca eles a têm cheia de maldição e de amargura”. O que nosso Professor quer nos ensinar? Esse é o termo no grego de onde deriva nosso vocábulo “catarata”. Então entendemos que o termo traduzido por “maldição” dá a ideia de queda, que esse veneno não produz elevação, mas sim destruição. É maldição sim, conforme aquilo que podemos esperar do pecado. Significa que nada há de bênção, assim como não podemos esperar que um copo de água contaminado por um pingo de veneno possa aliviar a sede, porque certamente trará efeito desastroso para o corpo.
        Amigo leitor, ponderemos bem acerca desse fato, pois qualquer palavra falada no pecado tem esse efeito destruidor; qualquer palavra dita com a intenção carnal certamente trará destruição. Qualquer mentira religiosa, mesmo que pareça tão linda e cheia de aparente espiritualidade trará resultados desastrosos para a vida. Qualquer palavra dita na ira carnal; qualquer palavra dita com desejo de vingar; qualquer palavra dita com desprezo ao próximo; qualquer palavra dita com a intenção de machucar alguém, elas são palavras venenosas e trarão destruição ao ambiente. Nosso Senhor esclarece bem isso em Mateus 5:22, pois afirma ali que qualquer que desprezar seu próximo, chamando-lhe de tolo estará sujeito ao inferno de fogo e qualquer que disser um ao seu próximo estará sujeito a julgamento. Ora, tais palavras são dignas de nossas profundas considerações e de nosso temor.
        Mais do que isso, é maldição porque seus resultados são mortais para o ambiente. Encaremos um ambiente onde só há gritos, palavrões, ofensas, desprezos, etc. O que podemos esperar de um lugar assim? Os homens plantam maldades e vão colher o que? O mal que plantamos em nossos lares e em qualquer ambiente que estivermos, certamente trará gravíssimas consequências contra nós e contra todos. As obras da carne nunca serão motivos de bênçãos, jamais santificarão qualquer ambiente, jamais construirão dignidades, caráter e justiça. Olhemos o mundo em todos os lugares para que tenhamos consciência da miséria causada pelo veneno que sai da boca do homem. Quantos suicídios, quantas vidas destruídas, quantos corações dilacerados, quanto ódio, etc.!
        Caro leitor, será que tudo isso não nos leva à humilhação perante a verdade que nos foi revelada? Não há como mudar as palavras que saem da boca dos homens no pecado; não há louvor enquanto a fonte desse veneno não for arrancada; não há genuíno amor se o coração habitado pela iniquidade não se tornar o lar onde Jesus habita. Nosso Senhor prometeu dar lábios puros aos povos, a fim de invocarem o Seu nome (Sofonias 3:9). Isso significa que enquanto o coração não for transformado pela graça salvadora, o homem será o mesmo, maligno, malicioso e pronto para destruir tudo e todos com suas palavras venenosas.

        Veja o que Deus faz, pois quando homens se arrependem de seus pecados tudo muda, porque quando invocam o nome do Senhor é porque houve uma mudança no coração, seus lábios foram purificados pela graça para um novo viver. 

Nenhum comentário: