quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS II “Os que choram” (10 de 10)


“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:1-9)
A PROMESSA AOS QUE CHORAM: “porque serão consolados”
        Caro leitor, estarei finalizando esse assunto tão importante e oportuno sobre essa promessa dada aos que choram: “...serão consolados”. Não há bênção maior do que essa aos que hão de passar por caminhos terríveis, por um mundo carregado de aflições, por perigos da morte e ciladas do diabo. Santos de Deus experimentaram e ainda experimentam essas doces consolações em suas peregrinações até a chegada ao lar eterno.
        Também, há um constante consolo em face das provações na jornada. O Senhor não retira as provas, mas sim está conosco nas provas. Foi assim o que Ele fez com Paulo, pois deixou que ficassem escancaradas todas as suas fraquezas, a fim de que Seu servo dependesse apenas da Sua graça: “...A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza...” (2 Coríntios 12:9). Essas lições da graça são verdadeiramente devastadoras para a nossa natureza carnal, cheia de vaidade e arrogância. Mas é assim que acontece com aqueles que um dia foram achados pobres de espírito. Só acharemos consolo quando estamos nos sentindo lá embaixo, no pó; só sentiremos a ternura e o afeto da presença do nosso Consolador, quando somos humilhados e conhecemos nossa inutilidade na carne. É incrível, mas é quando achamos que nada somos é somente assim que realmente estaremos servindo para alguma coisa.
        Outro detalhe, é o fato que o dia a dia na graça nos faz sofrer na carne. A natureza carnal busca alegria, prazer e uma soberba bem disfarçada de espiritualidade. A graça, entretanto, nos ensina que somos participantes diariamente do sofrimento, da morte e da ressurreição de nosso Senhor. Quanto isso é importante para nós, os quais participarão da ressurreição eterna! Então, ao negarmos nosso ego; ao sermos colocados no pó, somente assim conhecemos o que realmente significa consolação. Não existe consolação sem sofrimentos.
        Caro leitor, finalmente chegará o dia, quando o Senhor há de limpar de nossos olhos toda lágrima. O dia chegará quando toda essa visão mundana terá fim; quando toda jornada do mal acabará; quando essa força devastadora do pecado será arrancada de nós e do universo. Um dia chegará quando o Senhor trará Sua consolação final, quando mostrará as razões de tudo pelo qual passamos aqui. Então, não mais haverá qualquer motivo para sermos consolados, porque teremos passado pelo vale da sombra da morte, e nunca mais voltaremos a esse lugar.
        Mas quero terminar aqui, falando que esse consolo é somente para corações arrependidos, penitentes. Homens e mulheres que vivem no pecado, que endurecem seus corações contra a verdade do evangelho, eles já têm o consolo oferecido aqui mesmo neste mundo. Veja como amigos, parentes, falsos pastores e falsos mestres estão sempre cercando as almas impenitentes. O que homens e mulheres mundanos querem, eles acham aqui mesmos. Eles não precisam de Deus, porque já tem o deus deste século (2 Coríntios 10:4), o qual está sempre presente para trazer-lhes conforto e esperança para o amanhã. O choro mundano acaba aqui e logo o riso chega com os prazeres.
        Mas chegará o momento quando esta vida acabará e tudo será transformado em terror eterno. O choro no sofrimento eterno jamais será choro de arrependimento. Toda consolação buscada aqui acabará e a eternidade mostrará seu terror e desespero que jamais há de findar. Só tem esperança para o homem quando ele agora se arrepende de seus pecados, de sua vida tortuosa e se rende a Cristo, de todo coração, buscando no Filho de Deus o perdão e a purificação de seus pecados.



       







Nenhum comentário: