segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

FAMINTOS E SEDENTOS DE JUSTIÇA (2)




“Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão fartos” (Mateus 5:6)
POR QUE FOME E SEDE DE JUSTIÇA?
        Caro leitor, acheguemos perante essa brilhante luz da revelação divina e entendamos humildemente o que nosso Senhor quer nos ensinar. Como podemos saber que alguém está faminto e sedento de justiça? Quais são as evidências disso no coração e como isso se manifesta nas atitudes? É claro que nosso Senhor usou uma linguagem conhecida, a fim de explicar aquilo que para nós é realmente desconhecido. Também, é claro que estamos lidando com o reino dos céus e não da terra; que aquilo que aqui fisicamente acontece conosco, no que tange a sede e a fome, é apenas uma ilustração daquilo que é eterno e que acontece na alma, no coração de um pecador achado por Deus. Nosso Senhor aqui nos transporta às alturas; Suas aulas são completamente ignoradas pelas mais brilhantes mentes deste mundo, porque os homens não podem compreender coisas espirituais (1 Coríntios 2:14).
        Mas, creio que a linguagem ilustrativa da fome e da sede nos faz entender o que realmente acontece no terreno espiritual. Sabemos que a fome e a sede são resultados da trágica entrada do pecado neste mundo, atingindo fisicamente os homens e todos os animais, pequenos e grande neste universo. Por todos os lados vemos como o pecado e a morte cobra caríssimo a desobediência da raça humana. Veja os animais, todos eles estão lutando continuamente para evitar a morte; todos eles estão em contínua atividade, à busca da sobrevivência. Conforme a linguagem usada por Paulo em Romanos 8, eis que toda criação ficou subordinada a esse aparato de vaidade.
        E os homens não são diferentes e a condição tão triste é vista no dia a dia; todos têm que trabalhar e lutar com muito suor, a fim de ganhar seu sustento. A fome e a sede diariamente bate a porta, acordando todos para que trabalhem e conquistem o pão diariamente, caso contrário vão morrer. E mesmo trabalhando, há perigo de nada terem, pois se o Senhor retirar as bênçãos materiais, eis que todos poderão enfrentar a morte, como tem ocorrido em muitos lugares neste mundo e durante a história da raça. O fato é que todos os dias temos que procurar alguma coisa para comer e beber, pois não podemos viver sem essas provisões.
        Mas a Palavra de Deus está voltada para mostrar a verdadeira fome e a verdadeira sede. O que acontece quando homens e mulheres repentinamente se voltam para Deus, querem conhecê-Lo e percebem isso em seus corações. A fome e sede espirituais é o acontecimento mais impressionante que ocorre, e vem de Deus; ocorre quando Deus desce do céu, em Seu amor, em Sua compaixão e derrama e abre o coração de homens e mulheres para a realidade, para aquilo que perdura para sempre. Vemos isso desde o início da raça, assim que o pecado entrou e fez tombar toda descendência de Adão.
        Mas mesmo assim o Senhor passou a exibir do céu Seu grande amor por pecadores. Veja a vida de Abel, pois o que aconteceu foi que ele percebeu a desgraça do pecado; logo pode ver o quanto estava distante do Senhor, que não mais podia entrar em Sua presença; que iria morrer e que estava destinado à miséria eterna. Em sua alma foi despertada uma intensa fome e sede; ele queria saber como ser salvo, como entrar no Paraíso eterno e ter comunhão sempiterna com Deus. Para isso ele humildemente aceitou a provisão de Deus por meio do sangue, pois soube que só entraria no céu se houvesse um substituto para morrer em seu lugar. Abel viu isso no cordeiro que ele sacrificou, a fim de achar a tão grande salvação para sua alma.

Nenhum comentário: