quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

AS MARAVILHAS DO REINO DOS CÉUS NA TERRA (7)




“Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:3).      
A POSIÇÃO DE HONRAS DO POBRE DE ESPÍRITO: “...deles é o    reino dos céus”
        Prezado leitor, nossas pobres e limitadas mentes não podem conceber as riquezas eternais que cobrem o viver daquele é chamado de “pobre de espírito”; o mundo ingrato e mau nem imagina quão privilégio é ter esses homens e mulheres que foram alcançados pela graça salvadora. Creio que vale a pena examinar mais a fundo essas realidades, porque o mundo pode presenciar as maravilhas do reino dos céus na terra.
        Outro detalhe visto nessa lição é que tudo o que os “pobres de espírito” precisam, vem do céu e não da terra. Suas riquezas já estão guardadas e reservadas para eles (1 Pedro 1:4). Ora, tudo o que eles adquiriram na salvação veio do céu e não dos homens. Eles foram justificados em Cristo e agora perante Deus são vistos mais alvos que a neve. Tudo o pecador arrependido acha em Cristo, a fim de ser apresentado perante Deus completa e totalmente salvo. Isso significa que os “pobres de espírito” não precisam dessa justiça humana e carnal, tão apreciada pelos mundanos e religiosos deste mundo. Nossa caminhada para o céu não é entendida por aqueles que loucamente descem pelo caminho largo, porque para entrar no céu os santos sabem que a purificação e perdão mediante o sangue do Cordeiro foram suficientes. Eles não estão firmados em suas obras; eles não estão pagando um ingresso para a entrada na Nova Jerusalém. Eles são cidadãos dos céus (Filipenses 3:20).
        Outra lição que emerge desse assunto é que nossa luta não segue os padrões do mundo. O mundo cego não vê nem conhece seus verdadeiros e fortes inimigos. Eles vivem da euforia daquilo que o mundo lhes proporciona e as lutas e conquistas deles são baseadas naquilo que é visível. Mas os “pobres de espírito” conhecem que seus inimigos são espirituais e não carnais, por essa razão se armam daquilo das panóplias de Deus (Efésios 6:11). O mundo não percebe quão úteis os pobres de espírito são; o quanto eles são os invencíveis heróis da terra  e quanta loucura é desprezar aqueles que foram enviados para servir a Deus aqui com bênçãos inefáveis.
         Também, os “pobres de espírito” foram deixados aqui para mostrar ao mundo o que realmente significa o reino de Deus e exibir os traços da compaixão de Deus em nós. O mundo desconhece que “Reina o Senhor!”; o mundo desconhece esse Deus compassivo, perdoador, fiel e longânimo. Mas os verdadeiros crentes manifestam essas verdades ao mundo por meio de suas vidas e ensinos. O mundo desconhece os valores advindos da perfeita criação; os mundanos não veem como o pecado que destruir toda perfeição e trazer sofrimentos e angústias aos homens. Os “pobres de espírito” funcionam como sal. Eles conservam aqui tudo o que justo, santo, puro e honesto; eles lutam em oração em favor dos homens que merecem castigo; eles conquistam o coração do Rei dos céus e assim as compaixões de Deus permeiam este mundo tão amadurecido para o juízo.
        É por causa dos “pobres de espírito” que os homens ainda podem respirar o bem precioso de uma família aqui; de padrões de justiça e de juízo na terra. Tira os santos daqui e mundo mergulhará nos mais profundos poderes da corrupção. O que mais precisamos ver neste mundo mau? Não é a presença de mais verdadeiros crentes? Não é ver mais santos de Deus andando aqui? Não é mais e homens e mulheres cheios da compaixão de Deus? Claro! Enquanto houver essas bênçãos de Deus na terra, certamente o mundo ainda será mantido debaixo dessas misericórdias.





Nenhum comentário: