quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

O CAMINHO SEM PAZ DO ÍMPIO (2)




 “Desconheceram o caminho da paz” (Romanos 3:17)
VÁRIAS MANIFESTAÇÕES DE PAZ.
        Caro leitor devo me esforçar em expor o triste estado do homem no pecado, e parece que a passagem de Romanos 3 vai aprofundando em mostrar todos os detalhes desse viver ímpio, inútil e perverso. É claro que a falta de paz vista pelo caminhar do homem no pecado é um resumo da miséria trazida pelo pecado aqui, mas é somente a Palavra de Deus quem pode desbravar tudo isso e revelar os segredos dessa vil condição. Por fora tudo no homem parece cheio de paz, porque vemos os homens sempre do ponto de vista humano e mundano.
        Mas a Palavra de Deus desnuda tudo e mostra a realidade das coisas sob a luz desse evangelho. Saulo de Tarso parecia estar cheio de paz, ao ponto de caminhar resolutamente para destruir tudo o que pertencia a esse tal de Jesus. Mas foi a luz celestial que queimou toda essa impressão de bem-estar, a qual domina milhares e os tem atirado à perdição. Enquanto o viver maligno do homem não for descoberto, tudo parecerá cheio de brilho, de venturas mil, de delícias aqui, de conforto e segurança, até que venha o dilúvio da ira de Deus para levar a todos.
        Quando a Bíblia diz que os ímpios “desconheceram o caminho da paz”, não significa que eles não desfrutam de paz aqui. É o que eles mais têm neste mundo, de tal maneira que vivem como vivem e andam como andam. Olhe a vida de um Herodes, um homem vil e perverso. Não tem ele paz? Claro! Nada o perturba e ei-lo cheio de riquezas, conforto, mulheres e nada aparentemente aparece para dar-lhe uma agulhada na consciência, até que João Batista entra em cena e faz desaparecer todo conforto, mostrando o quanto miserável e pervertido ele era: “Não te é lícito possuir a mulher do teu próximo”.
        Ora, foi assim com o governador Félix, até que se assentou para ouvir a mensagem pregada por Paulo na prisão. A mensagem veio como espada para lhe arrancar do falso conforto e destruir sua falsa paz. Amado leitor, quando vemos uma frase como essa: “Desconheceram o caminho da paz”, lembremos bem que é Deus está referindo a verdadeira paz, a paz com Deus. Os homens no pecado mergulham no pecado diariamente e gozam de uma deliciosa paz. Quem chegará para arrancar-lhes desse “lugar alto” de prazer? Quem chegará para ameaçar uma Jezabel e dizer-lhe que ela será destruída? Ela ameaça Elias e qualquer outro que tentar estorvar suas ambiciosas e malignas intenções.
        Os homens vivem assim no pecado e não tem um lugar onde há uma tão desejável paz do que neste reino do pecado. Tudo neste mundo trabalha para intensificar um rico sentido de vida, de prazer, de conforto e bem-estar; satanás quer dar o melhor às multidões; suas “   panelas” estão cheias; olhe o mundano, ele quer sair do mundo? Ele ousa trocar esta vida por outra? Claro que não! Eles querem usar religiões e outros meios, a fim de dar mais sabor a esta vida aqui. Leve um ímpio até ao céu e deixe que ele veja as glórias celestiais ali. Veja se ele deixaria seu mundo aqui para morar na cidade celeste. Jamais! Seus olhos estão tapados para ver as misérias que envolvem esta vida. Satanás os inspira tanto aqui que eles não querem pensar em coisas eternas, nem meditar nas grandezas de Deus.
        Para eles a vida consiste em desfrutar a gostosa paz com este mundo e pronto! Eles querem morrer nesse Egito. Os crentes em Cristo sabem disso, sabem o quanto eram iludidos, sabem que o mundo era seu perfeito habitat. Até que foram despertados e ouviram a história da redenção, de alguém que desceu do céu e veio à terra, a fim de ser nosso Salvador, para nos tirar deste mundo perverso e nos levar para o lar eternal.

Nenhum comentário: