terça-feira, 26 de janeiro de 2016

O CAMINHO SEM PAZ DO ÍMPIO (6)




 “Desconheceram o caminho da paz” (Romanos 3:17)
O CAMINHO SEM PAZ DO ÍMPIO.
        Caro leitor, vamos examinar o caminho dos ímpios, porque o texto afirma que eles desconheceram o caminho da verdadeira paz. Isso significa que homens e mulheres podem passar suas vidas inteiras aqui, viveram anos e anos neste mundo com seus olhos completamente cegados pela incredulidade e dureza de seus corações. Sendo que eles realmente desconhecem o caminho da paz, então chequemos bem o caminhar deles, porque eles realmente estão em guerra.
        Em primeiro lugar digo e afirmo que eles estão em guerra contra Deus, por essa razão procuram sua habitação nas trevas. Os homens no pecado fogem da luz e acreditam que as trevas possibilitam segurança para eles. Por que fazem isso? A resposta é simples: eles praticam o mal. Vemos isso nas palavras ditas por nosso Senhor em João 3:20: “Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras”. O viver do ímpio é pura maldade; desde seu nascimento ele não está associado a Deus, mas sim ao pecado. Mesmo que ele fale de Deus e deseje as bênçãos de Deus, mas esse é seu sistema religioso de viver e todas as suas palavras estão revestidas de superstição e completamente desguarnecidas da verdade.
        A única forma de ter paz e viver em plena segurança neste mundo é andar com Deus aqui. Caso contrário a vida será marcada pelo engano e o local de habitação será nas trevas. O fato é que os homens no pecado não podem suportar a presença do Deus da revelação bíblica; não podem nem sequer imaginar sua glória, sua santidade, seu reino. Eles vivem em conflito no íntimo com Deus; em seus corações estão em atitude bélica e fortemente armados. Veja bem, eles não estão em conflitos com a mentira. Aliás, os ímpios querem ter alguns aspectos da verdade, desde que venham à mesa deles salpicados de alguma mentira. Eles não toleram a verdade como ela é; a verdade que trata da condição deles, da miséria deles, da condenação deles, da responsabilidade deles e da necessidade de humilhar perante o Senhor, o Deus da revelação bíblica.
        Outro detalhe é que o caminho dos ímpios é descoberto cada momento, quando Deus mexe com sua habitação terrena. Quer ver o ímpio manifestar o que ele realmente é? Então o coloque perante a luz do evangelho. É profundamente humilhante para ele. O cerco da compaixão de Deus pode levar homens e mulheres aos gritos, ao terror, e até mesmo erguê-los à perseguição aos santos. Suas armas ocultas no coração são terríveis; eles as manifestam em ódio, fúria e desesperos. Afinal, eles estão perante a glória de Deus no evangelho e isso é suficiente para deixá-los apavorados.
        Por outro lado, esse cerco da compaixão de Deus pode levar muitos à humilhação. Que bênção da salvação! Tem sido esse favor misericordioso de Deus que muitos avivamentos ocorreram na história e em diversos lugares deste mundo. Oh! Quando Deus em Sua salvação se manifesta aos pecadores! Oh! Quantos anos de distância, desde a queda até agora! De repente, eis que o Senhor vem; Ele se manifesta pela Sua Palavra; Ele ergue a Sua voz e começa a chamar pecadores ao arrependimento; Sua presença irradia no meio das trevas mundanas e então, homens e mulheres caem aos Seus pés!
        Meu caro amigo, eis aí a triunfante graça se manifestando no meio dos homens culpados. Talvez você agora mesmo tem sido descoberto no coração e não fugiu. Que bênção! A atitude normal do homem é fugir de Deus. Se você caiu, é sinal de que Deus tem estendido Sua mão salvadora por você, a fim de lhe arrancar dessa vil condição.

Nenhum comentário: