terça-feira, 5 de janeiro de 2016

TODOS DEBAIXO DO PECADO VIII - PÉS ASSASSINOS (3)



      
“São os seus pés velozes para derramar sangue” (Romanos 3:15)
A DISPOSIÇÃO ASSASSINA DOS HOMENS.
        Amigo leitor, eu sei que o assunto acima vem como fel para nossa natureza corrompida, mas é necessário que saibamos o que somos à luz da revelação que nos foi entregue na Palavra de Deus. Sem esse conhecimento acerca da nossa condição em Adão, certamente viveremos sob o engano deste mundo que tão bem se disfarça de religioso e competente.
        Ao voltarmos-nos de coração para a Palavra veremos o quanto a Bíblia nos ensina sobre essa disposição assassina dos homens em relação ao seu próximo. Desde a entrada do pecado no mundo, eis que o pecado no coração encheu o coração dos homens para odiar uns aos outros. Vemos a perversidade de Caim contra Abel seu irmão no cap. 4 do primeiro livro da Bíblia. Por que tal atitude? Por que tamanha fúria? Por que levantar-se contra sangue inocente? Por que não entender o próximo de um modo racional e puro? A resposta está no fato de que no pecado não há compaixão, especialmente quanto alguém tenta andar por caminho contrário, assim como aconteceu com Abel em sua obediência a Deus.
        Caro leitor, há uma perfeita sintonia entre as iniquidades; as transgressões são irmãs e uma perversidade atrai outra, assim como uma hiena chama outras para a carnificina. Notamos isso na lei, pois vemos que nas proibições, o Senhor mostra como as iniquidades estão de mãos dadas. Por exemplo, vemos como um adúltero carrega consigo toda disposição para derramar sangue. Em Jeremias 23:10 que a carreira dos adúlteros é de perversidade. Uma ímpia Jezabel tem consigo não só a disposição para a idolatria, como também para adultérios e assassinatos. Temos nós capacidade de entender tanta perversidade? Pois a Bíblia fala da forma como essa perversa rainha planejou matar um homem simples, a fim de tomar-lhe a vinha que estava ao lado do palácio (1 Reis 21). Os homens não precisam ser ensinados a matar, pois eles têm no íntimo essa predisposição; no coração eles têm suas armas secretas preparadas para a ocasião certa.
        O que nosso Senhor fez com a nação de Israel? É claro Deus não lidava com um povo totalmente cristão, de pessoas santas, por essa razão as leis mais severas do Senhor foi para que o povo ficasse livre de um derramamento de sangue inocente. Por essa razão Deus instituiu em Israel as seis cidades refúgio, a fim de proteger a  população das perversidades. A Bíblia fala do rei Manassés, que ele derramou muito sangue inocente, por isso Deus castigaria Jerusalém.
        Caro amigo, que jamais venhamos a olhar para nós mesmos e assim ficarmos admirando nosso enganoso coração. Não precisamos contar nosso sucesso de bondade, porque a Bíblia mostra os traços do assassinato em nossos corações, pois o ódio, a vingança, o desprezo aos outros, a ofensa, etc. são marcas do caminho que nos leva ao assassinato, se a mão de Deus não entrar para evitar terríveis calamidades. Voltando a Gênesis, vemos no cap. 9, no alvorecer de uma raça erigida sobre a descendência de Noé, eis que o Senhor imediatamente ordena a proteção dos homens contra o derramamento de sangue praticada de forma cruel e injusta. Por essa razão foi deixado claro que o assassino deve pagar com seu próprio sangue.
        Prezado amigo, tudo isso nos leva a entender nosso coração; tudo isso nos leva a saber que fomos atirados nesse sistema maligno de vida, desde nossa queda; que nascemos com toda essa disposição para atos terríveis neste mundo. Mas Jesus veio para salvar homens cruéis e transformá-los em homens santos e justos no viver. Os crentes são ensinados a trilhar o caminho do amor, do respeito e da mansidão.

Nenhum comentário: