sexta-feira, 13 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO V “...não há quem faça o bem...” (3)


“...não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:12)
O QUE SIGNIFICA FAZER O BEM
        Amado leitor, estou me esforçando para mostrar o que realmente significa fazer o bem, do povo de vista, claro, de Deus e não do homem. Quando o “fazer o bem” não vem de Deus, então, tal atividade realmente só traz prejuízo. Em tudo devemos saber que é do Senhor que procede toda boa dádiva e todo dom perfeito, conforme a linguagem inspirada de Tiago em sua carta (1:17). Isso significa que, se não vem de Deus, então vem do pecado e o que procede do pecado é glória para o homem e para satanás, e tudo isso resulta em prejuízo, mesmo que o bem pareça tão agradável aos olhos de todos.
        Também, lembremos que Deus se utiliza dos homens para fazer o bem, até mesmo daqueles que nem conhecimento tem Dele no coração. Foi o Senhor quem moveu o coração do rei Assuero (livro de Ester), a fim de livrar o povo judeu de um verdadeiro holocausto promovido pelo perverso Hamã. Foi Deus quem mobilizou o rei Dario para livrar Daniel da cova dos leões (Daniel 6). Até mesmo os crentes, eles sabem bem que é Deus quem opera em seus corações, a fim de servir ao próximo naquilo é útil, por essa razão os salvos não se orgulham, mas dão toda glória e honras ao Senhor. Foi isso o que Paulo falou em Filipenses 2:13: “Porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.
        Amado leitor, tem outro detalhe acerca desse assunto. O fazer o bem significa que o viver é utilidade a Deus e que somos neste mundo servos do Deus vivo, Lhe servindo nas funções que nos foram entregues por Ele. É claro que o mundo jamais irá entender o que realmente significa “fazer o bem” conforme os princípios justos e santos de Deus. Milhares de crentes foram assassinados, mesmo depois que fizeram o bem. O mundo não reconhece os feitos da fé; o mundo jamais reverenciará os heróis da fé; do mundo não se espera honras aos santos de Deus. Quem disse que os egípcios lembraram de José e dos grandes benefícios feitos a eles?
        Com o passar dos anos, eis que eles se dispuseram a escravizar e matar o povo israelita que ali viveram (Êxodo 1). Quem mais fez o bem do que o Senhor Jesus? Todas as Suas obras eram visivelmente marcadas de bondade, de milagres, de justiça, etc. Mas mesmo assim, eis aí a multidão pronta para apedrejá-Lo e extirpá-Lo da face da terra, por razões claramente insensatas. O mundo é assim, pois está pronto a exaltar um criminoso e matar um justo.
        Além disso, os crentes estão cientes que pertencem ao reino de Deus, que o Senhor é o Rei é nós aqui somos os Seus súditos. O bem vem do céu e não da terra; é somente a atmosfera celestial que pode fazer os homens deste mundo respirar pureza, justiça e santidade. Quando Deus retira Sua bondade da terra, por meio do Seu povo, eis que este sistema mundano passa a sentir o veneno que vem do inferno. Caro leitor, somente o reino do céu pode santificar a terra, nada mais. Então, tudo se deriva da bondade de Deus em favor de um mundo perverso, em caos e bem maduro para ser destruído (2 Pedro 3). Este mundo ingrato em nada reconhece isso, em nada ver que tudo o que precisa vem de Deus e não do mundo. Homens e animais aguardam de Deus as provisões diárias para suas necessidades (Salmo 104).

        Caro leitor, diante dessas verdades, como o homem no pecado pode fazer o bem? O que se pode esperar desse poço de perdição? Pode o homem servir ao seu próximo com justiça, santidade, paz e compaixão? Claro que não! O mundo inteiro jaz no maligno (1 João 5:19). Enquanto o homem estiver vivendo em seus pecados, eis que ele espalhará o mal e não o bem. Enquanto Cristo não se assentar no coração do pecador, nada ele terá para servir ao seu próximo.  

Nenhum comentário: