quinta-feira, 12 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO V “...não há quem faça o bem...” (2)


“...não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:12)
O QUE SIGNIFICA FAZER O BEM
        Amado leitor, quero agora entrar nos pormenores deste tema, pois creio que será de grande valor para aqueles que realmente amam a Palavra de Deus como ela é. A Palavra de Deus é em sua totalidade um verdadeiro desafio para a fé cristã, porque os verdadeiros crentes batalham para conquistar a verdade, pois a verdade eterna para eles é seu tesouro, seu bem supremo aqui.
        O que significa fazer o bem? O que Deus está querendo nos mostrar quanto essa incapacidade dos homens no que tange ao trato deles com seus semelhantes? Ora, vemos muitas pessoas neste mundo fazendo o bem e jamais conheceram a salvação que há em Cristo. Não há um engano nisso? Não será que nós mesmos não estamos entendendo errado o texto? Ora, seguindo à risca o que está escrito, é certo que o pecado anulou toda capacidade do homem em servir ao seu próximo e agora todo bem que ousa fazer, sendo resultado do pecado, não é fazer o mal?
        Vamos, pois examinar de perto esse ensino à luz de toda Escritura. Fazer o bem, do ponto de vista de Deus significa seguir os padrões de justiça, de santidade e do amor. Qualquer bem que não suporte essas luzes derivadas de Deus não pode chamado de bem, mas sim de mal. Esse é o verdadeiro significado de fazer o bem. Não é um serviço unilateral, pois o bem provem de Deus, Ele é o Criador, o Santo e Dele vem todo bem, conforme diz Tiago: “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem do alto...” (Tiago 1:17). Por essa razão, declarar que o homem faz o bem é chamar Deus de mentiroso, é associar o pecado à santidade e declarar que do pecado pode vir coisas boas e excelentes aos homens.
        Digo mais, que os homens são instrumentos de Deus para mostrar Sua bondade ao mundo. Fazemos o bem quando estamos ligados a Deus, em comunhão com Ele e recebemos Dele esse poder para dar o melhor de nós aos nossos semelhantes; fazemos o bem quando damos ao nosso próximo aquilo que é útil, que vai lhe servir e promover seu bem aqui e para a eternidade. Quando fazemos o bem, significa que esse desejo e atitudes não partiram de nós, mas sim de Deus, pois é Ele quem opera nos homens o Seu querer. Ora, o pecado nos desviou de Deus, e mesmo estando perto de Jesus, como Judas, ainda assim estamos dispostos a traí-Lo, a fim de sirvamos nossos interesses. Mesmo um Saulo, sendo tão religioso, como poderá fazer o bem? O pecado estava ali arraigado em seu coração, a fim de fazer dele um verdadeiro assassino e destruir de todo bem.
        Então amigo, o verdadeiro bem está regado de justiça, porque as atividades da verdadeira bondade devem brotar desse campo. Ora, o pecado anulou a justiça; o pecado transformou os homens em bestas-feras, em arrogantes, presunçosos e cheios de interesses próprios. O que pode esperar dos homens, quando seus corações ficaram cheios de impureza e maldade? O que esperar dos homens, quando no íntimo são pessoas que se tornaram insensatas e odiadoras de Deus?
        Não sei até onde pude ser útil em meus argumentos. Mas estou certo que leitores sinceros hão de perceber essa verdade na prática. O texto de Romanos: “Não há quem faça o bem...” não é uma declaração de meros homens, mas é sim, o Santo ensinador – o Espírito da glória – Aquele que veio para nos guiar em toda verdade, é Ele quem declarou e documentou tal afirmativa.

        Tenho achado milhares que tentam fortalecer suas vidas aqui fundamentadas apenas em seus feitos. Quando o evangelho chega em Sua glória aos ouvidos dos pecadores, o que eles vão confessar? Vão ver sua miséria e confessar sua total incapacidade de fazer o bem. 

Nenhum comentário: