quarta-feira, 11 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO V “...não há quem faça o bem...” (1)


“...não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:12)
INTRODUÇÃO:      
        Prezado leitor, o texto em Romanos 3 continua a mostrar a dinâmica do pecado em todos os aspectos desta vida aqui, bem como em relação a Deus. Que poder destrutivo tem o pecado! Veremos agora quão incapaz ficou o pecador de prestar serviço e ser útil ao seu próximo. Convido o leitor a examinar de perto essa última afirmativa tão categórica que o Espírito Santo faz a respeito de toda raça humana que tombou em Adão ali no Éden. Vocês mesmos podem observar que tal declaração é na realidade um resumo de tudo aquilo que se espera da raça: “Não há quem faça o bem”, e fecha tudo com o que vem a seguir: “Nem um sequer”.
        Antes de entrarmos no detalhe desse assunto é bom que nós saibamos que o propósito da criação foi para que nós fizéssemos o bem; fomos criados por um Deus bondoso e por isso nossa atividade aqui seria promover o bem de toda criação e a glória de Deus. Aliás, a vida consiste em fazer o bem e o pecado veio para nos levar a fazer o contrário – o mal. Eu sei que esse assunto deveria levar os homens a chorar e lamentar profundamente sua condição; o mundo moderno parece estar tão distante desse assunto; parece ignorar a realidade desta vida. Até mesmo o chamado cristianismo hoje tem procurado fazer com a doutrina do pecado aquilo que o rei Jeoaquim fez com o escrito de Jeremias – cortado e lançado na lareira.
        É fácil desprezar a realidade do pecado; é fácil ignorar aquilo que a Palavra de Deus mostra com firmeza, a fim de servir de advertência aos homens. Mas o fato é que tal desprezo só traz prejuízo, assim como um enfermo despreza as palavras de um bom médico que o adverte do perigo, caso não tome os devidos cuidados para sua cura. Recusar ouvir a realidade do pecado, conforme a revelação de toda Escritura é desprezar Deus; é achar que pode trapaceá-Lo e querer passar despercebido.
        Como ignorar o santo cirurgião da alma? Se os homens não veem nem sentem seus pecados, como vão olhar para a cruz e buscar o real socorro vindo unicamente do Cordeiro enviado ao mundo? Ah! Salientar a atividade da graça, sem, contudo mostrar a miséria humana é simplesmente precipitar maior orgulho e dinamizar a presunção dos homens; é preparar o ambiente para maior hostilidade à verdade e procriar falsos mestres. E não é o quadro religioso de nossos dias? Onde estão os pecadores? Onde achar homens e mulheres que gemem como pombas, buscando a solução eterna para seus pecados? Onde estão homens e mulheres pobres de espírito, a fim de encontrar o gracioso reino dos céus? (Mateus 5:2).
        Amado leitor, meus argumentos introdutórios chegam para preparar seu coração para essa verdade solenemente mostrada em Romanos: “...não há quem faça o bem...”. Dou graças a Deus que a minha voz não tem soado num deserto, pois pelo que posso ver, há pessoas no mundo inteiro em busca da verdade! Dou louvores por aqueles que estão famintos dessa justiça, e que a buscam de todo coração. Não é maravilhoso saber que a graça está em plena atuação aqui no Brasil e no mundo?

        Sendo assim, o amigo leitor é chamado a investigar comigo o que a Bíblia afirma acerca desse desastre social no meio dos homens: “...não há quem faça o bem...”. As Escrituras, sem dúvidas, ergue a voz e anuncia essa verdade. Que venha quebrantar nosso ser; que venha humilhar-nos e mostrar nossa total inutilidade; que venha nos mostrar a solução unicamente na graça. Ora, o mundo só fica melhor quando Deus opera transformando homens; o mundo sempre precisou e vai precisar de homens e mulheres achados por Deus e transformados por Deus; o mundo só pode respirar quando Deus abre o céu e faz exalar sua atmosfera pura e santa. Glórias ao Senhor!

Nenhum comentário: