terça-feira, 17 de novembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS I - OS POBRES (3)


“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:1-9)
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor, devo permanecer um pouco mais nessa parte introdutória. O motivo é mostrar como o Espírito Santo nos deixou um material bem organizado, a fim de que entendamos bem a glória dessa tão grande salvação. Na página anterior pude mostrar quem são os participantes do reino, e essas bem-aventuranças nos fazem ver a realidade acerca de nossas próprias vidas, se somos ou não participantes desse reino.
        3. Em seguida vemos o que o reino dos céus oferece neste mundo. Note bem quanta diferença existe entre as promessas eternas do reino, quando comparadas às promessas desse evangelho oco e vão oferecido aos homens em nossos dias. O que o evangelho verdadeiro oferece?
            1) O reino dos céus: “...porque deles é o reino dos céus”. Nada há de qualquer promessa que esteja vinculada à esta vida enganosa e passageira.
            2) Consolação: “...porque serão consolados”. É algo notável, porque nada tem a ver com aquilo que é visto na religião mundana.
            3) Herança: “...herdarão a terra”. Parece até um paradoxo, porque a promessa é que os herdeiros do reino dos céus são donos deste mundo e autorizados a usar este mundo de uma maneira sábia, prudente e santa.
            4) Fartura: “...porque serão fartos”. Incrível, mas eis que a fartura está ligada àquilo que herdeiros dos céus realmente querem – justiça.
            5) Misericórdia: “...alcançarão misericórdia”. Nota-se um verdadeiro progresso no assunto, porque os herdeiros dos céus aqui na terra mostram que são o que são porque Deus lhes alcançou.
            6) Esperança da glória: “...verão a Deus”. O Senhor Deus é santo, e somente os santos poderão vê-Lo um dia.
            7) Família eterna: “...porque serão chamados filhos de Deus”. A vida dos crentes na terra é prova clara do trabalho de Deus regenerando homens e fazendo deles Seus filhos.
            8) O reino eterno: “...porque deles é o reino dos céus”. O leitor atento perceberá que as bem-aventuranças começam com a promessa do reino dos céus e fecha com a mesma promessa. Por quê? Enquanto os santos estiverem neste mundo, eis que tudo mostrará o fato que eles não são daqui, que o lugar deles é no céu, conforme a promessa do Senhor aos Seus: “Na casa do meu Pai há muitas moradas...” (João 14:2).
        4.     O leitor também deve observar cuidadosamente o fato que essas 8 bem-aventuranças estão divididas em dois grupos e que os dois grupos se relacionam perfeitamente um com o outro. Na realidade o primeiro grupo aparece como causa, enquanto o segundo surge como efeito. O primeiro grupo mostra o que o evangelho faz no homem, fazendo-o cheio de um temor obediente a Deus, enquanto o segundo faz despontar um claro amor ao próximo. Percebe-se, então que a lei do evangelho está bem evidente, mostrando sua eficácia para transformar vidas, em completa diferença da lei de Moisés.

        Como escrevo apenas uma página por dia, pretendo dar continuidade ao assunto amanhã, se o Senhor assim permitir. Mas fica aqui minha ênfase final ao aspecto prático do evangelho. A mensagem tem o propósito de mostrar aquilo que veio do céu à terra, que é boa nova aos corações, que o Senhor desceu em santa compaixão pelos perdidos, a fim de arrancá-los da maldição da lei, do terror da morte e do inferno e da escravidão deste mundo. Essa é a mensagem do evangelho visto nas bem-aventuranças. 

Nenhum comentário: