quinta-feira, 26 de novembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS II “Os que choram” (1)

                        
“Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados” (Mateus 5:1-9)
    INTRODUÇÃO:  
        Caro leitor, já pude dar para você o que significa “pobre de espírito”, conforme a primeira bem-aventurança. Meu trabalho agora é mostrar o que realmente significa o que nosso Senhor fala na segunda bem-aventurança: “Bem-aventurados os que choram...”. Mas antes de dar a verdade completa acerca desse assunto, creio que vale a pena mostrar como tudo isso está em plena ordem e ocupando o devido lugar para nosso perfeito entendimento daquilo que nosso Senhor nos ensina. Um rápido retorno àquilo que foi falado na introdução, certamente dará aos leitores um entendimento acerca da relação que tem uma bem-aventurança com a outra.
        1.     As bem-aventuranças começam com os pobres e com a promessa do reino dos céus. Claramente vemos que os “pobres de espírito” referem-se aos pecadores que são alcançados pela pregação da graça.
        2.     As bem-aventuranças são fechadas com a mesma promessa: “reino dos céus”. Isso significa que tudo o que está contido dentro dessas bem-aventuranças aparece como efeito daquilo que o poder do evangelho faz na vida daqueles que são chamados pela graça à salvação:
        Um “pobre de espírito” se tornará uma pessoa que realmente sabe o que é chorar; será sim uma pessoa “mansa” e que carrega em si uma tremenda fome e sede de justiça. O que temos perante nós é uma foto de um genuíno crente.
        O que pude mostrar nas quatro primeiras bem-aventuranças foi a transformação que o evangelho faz e o efeito disso no coração do homem para com Deus. Mas veja nas quatro bem-aventuranças seguintes, como a vida do salvo tem em efeito social completamente mudado:
        1)     Uma vez que o homem entende que fora alcançado pela misericórdia, eis que ele passa a ser misericordioso.
        2)     Uma vez que ele se tornou uma pessoa que chora, eis agora ele passa a ser alguém que tem um coração limpo.
        3)     Uma vez que agora ele parou de guerrear contra Deus, eis que ele agora é uma pessoa pacificadora.
        4)     Uma vez que passou a ter fome e sede de justiça, eis que agora o resultado é o ódio do mundo contra ele.
        Mas, o que significa “os que choram”? O que isso tem a ver com a vida cristã? A vida de um crente não é só alegria, felicidade e regozijo? O chorar não indica derrota, tristeza e tudo o que é negativo? Outro detalhe nessa introdução é que essa bem-aventurança desfaz todo esse espírito de alegria, euforia e otimismo carnal que tanto prevalecem como efeito do falso evangelho em nossos dias. Não há qualquer sinal de choro e de tristeza, como resultados da pobreza espiritual. O que importa hoje é felicidade, é o sentir-se bem.
        Meu caro leitor, você no coração já compreendeu o que significa chorar no íntimo? Um dia ficou sabendo da sua real condição perante Deus, longe Dele e incapaz de chegar-se a Ele? Um dia você pode ouvir acerca dos seus pecados; de como andou pelo caminho tortuoso e de como ofendeu a Deus? Mas é exatamente aqui que entra a história do grande encontro entre o pecador e o Salvador. Que encontro maravilhoso! Os que agora realmente sabem o que é chorar, são os que poderão ouvir esta mensagem, são os que estão sendo atraídos por Deus.

        Hoje é o dia para que aconteça em sua vida a maior e preciosa bênção que uma alma pode conhecer – a salvação preciosa que há no Filho de Deus! 

Nenhum comentário: