quarta-feira, 25 de novembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS I - OS POBRES (10 de 10)


“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:1-9)
A GRANDE E GLORIOSA PROMESSA: “...deles é o reino dos céus...”
        Caro leitor, aos pecadores que a graça chama nenhuma promessa tem da parte de Deus quanto a esta vida enganosa e passageira. Pelo contrário, nosso Senhor deixou bem claro aos Seus discípulos que eles enfrentariam angústia aqui por causa do Seu nome; que eles teriam aflições aqui. O evangelho da prosperidade não combina com o evangelho da glória de Cristo, pois o peso deste mundo só puxa para baixo, enquanto o peso da salvação é um eterno peso de glória.
        Caro leitor, o que a mensagem do evangelho gracioso promete? Judas que andou com o Senhor e que conheceu a mensagem certa, eis que foi se afastando, tudo porque ele viu um vazio na mensagem santa e nas promessas eternas. Sua aliança feita no coração era com este mundo, com suas riquezas e seu programa cheio de vanglórias. Judas só presenciava a porta fechada à sua frente, para ele todo ensino não passava de ilusão, por essa razão correu para a luz da oportunidade acesa e agarrou-se àquilo que selou seu destino eterno à perdição.
        Amado leitor, os cofres da graça estão abarrotados de riquezas celestiais; os santos são o povo que habitará as regiões celestiais (Efésios 1:3) e as maravilhas eternas fazem as coisas desta vida perderem qualquer fulgor. Quando pregamos o evangelho da glória de Cristo, eis que a fé presencia aquilo que está infinitamente além de qualquer compreensão dos mais poderosos e das mentes mais brilhantes deste mundo. O que satanás faz? Ele eleva os homens à determinada altura, a fim de mostrar suas riquezas terrenas, assim como ele fez com Jesus. Mas a graça não, ela nos faz mirar para cima, nos transporta para longe daqui, e assim os santos têm seus corações cheios da esperança da glória (Colossenses 1:27). O sonho de satanás é ser igual a Deus, por isso ele faz com que as multidões sonhem seus sonhos. A fé não vive dessas fantasias, a fé mira realidades, e nosso Deus não dorme e nem permite que Seus santos venham a dormir diante dos perigos que os cercam.
        Então amado leitor, o próprio Deus deixou os céus e veio ao mundo para salvar homens e mulheres e assim mostrar-lhes a diferença entre Seu reino e o reino deste mundo. A salvação traz consigo uma bagagem eterna, porque mira eternidade. Tudo o que foi projetado na eternidade tem como alvo levar um povo à glória e não prendê-los ao sistema passageiro e enganoso deste mundo que jaz no maligno. Então, fica claro que a mensagem é dirigida aos que nada, nada possuem. São os “pobres de espírito”. O que querem o mesmo prêmio buscado pelos infiéis do passado, certamente vão receber o prêmio da injustiça. O que os homens querem eles vão ter. Moisés teve a oportunidade de ouro para se tornar célebre neste mundo, mas recusou, considerando tudo isso como lixo, quando comparou tudo à luz do galardão celestial.
        Então amigo, a pergunta agora é se você agora reconhece sua total pobreza e miséria perante o grande Deus. Você está à busca de salvação ou da elevação mundana? Você busca o que uma religião da sorte pode lhe oferecer mediante jogadas supersticiosas, ou você quer a verdade que liberta? Você anseia conhecer o Senhor e Salvador? Quer pertencer a Ele para sempre? Quer Dele o perdão, purificação e vida eterna? Se for estas coisas, eis que você é a pessoa certa e a mensagem do reino do céu foi endereçada a você. Você é a alma que realmente é considerada “pobre de espírito”.
        Mas, quanto aos que miram as glórias presentes; quanto aos que buscam um mundo melhor e por isso desejam uma religião para aperfeiçoar esses intentos, eis que a resposta é que o Salvador está longe deles.


         












Nenhum comentário: