terça-feira, 24 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO VI O homem morto no pecado (1)


“A garganta deles é sepulcro aberto, com a língua urdem engano...” (Romanos 3:13).
            INTRODUÇÃO:  
        Amado leitor, o que vimos até o verso 12 foi o Espírito Santo nos mostrando o efeito universal do pecado, o que aconteceu com toda família adâmica. O que vemos a seguir, a partir do verso 13 é algo pavoroso a nosso respeito. Será como se estivéssemos numa sala de dissecação. O que a graça de Deus nos mostra agora é a parte individual, o efeito do pecado em cada ser humano. Estamos tão acostumados a conhecer o homem por fora, no aspecto físico dele; damos valor à aparência e consideramos o aspecto social como algo de grande importância.
        Mas o que veremos agora é a forma como Deus vê o homem, e Ele mesmo nos chama a esse conhecimento. Eu sei o quanto a sociedade evangélica de nossos dias não considera esse assunto como algo de vital importância, mas o fato é que se não vermos o homem, ou mesmo a nós como Deus realmente mostra, certamente jamais teremos nojo de nosso viver miserável e a consequência é que jamais teremos o temor do Senhor em nossos corações.
        Mas o texto de Romanos nos convida a entrar nessa “sala de aula” a fim de vermos o que significa o pecado, especialmente porque o pecado se manifesta no coração do homem. Quando Deus quer nos mostrar, eis que Ele abre a garganta do homem e revela o que é que sai do coração do homem. Não é o que entra, mas sim o que sai. Foi exatamente isso o que falou o Senhor aos discípulos sobre o que sai da boca do homem (Marcos 7). Veremos que é a partir dali que brota toda disposição para o mal no uso dos membros do corpo:
        1.     Com a língua. Urdindo engano. Eis aí o fato que homens e mulheres já nascem com essa terrível disposição de mentir, de tentar enganar Deus, conforme nos mostra o Salmo 58:3.
        2.     Com os lábios: Veneno de víbora. Essa figura de linguagem descreve não só o que o coração do homem produz – veneno, como também mostra o efeito desse veneno na sociedade.
        3.     Com a boca: Maldição e amargura. Eis aí o resultado imediato do que significa “veneno de víbora”.
        4.     Com os pés: Assassinato. O que realmente significa essa disposição assassina; será que cada ser humano carrega consigo no coração essas armas para destruir seu próximo?
        5.     Sua história: Destruição e miséria. Somos desafiados a olhar nossa vida, onde andamos, o que falamos, o que pensamos e o que fizemos.
        6.     Em relação ao próximo: Guerra. O engano do pecado sempre ilude os homens para que eles pensem que a vida é “paz e amor”. Mas a verdade é que é o contrário que ocorre.
        7.     Em relação a Deus: Não há temor. Eis aí a suma de tudo o que a Bíblia afirma a respeito dos homens; eis aí a realidade da corrupção do coração; eis aí o que significa o homem no pecado.

        Meu caro amigo, veja como o próprio escreveu acerca de nossa história; veja o que jamais o mundo poderá explicar; veja como a verdade a nosso respeito vive acobertada pelas mentiras neste mundo. Eu sei que é tão humilhante para nós, mas é somente assim que podemos entender o amor de Cristo, como foi que Ele desceu do céu e veio aqui, a fim de assumir nossa miséria e carregar em Seu corpo de humilhação todos os pecados do povo eleito. Tudo Deus conta a nós, a fim de que sejamos tomados de temor e assim os pecadores conheçam o que realmente significa a tão grande salvação conquistada ali na cruz.

Nenhum comentário: