sexta-feira, 20 de novembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS I - OS POBRES (6)


“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:1-9)
AS BOAS NOVAS AOS POBRES: “Bem-aventurados...”.
        Amado leitor, a atual situação religiosa nos traz profunda tristeza, pois o que vemos em nossos dias é a ausência de “pobres de espírito”. A sociedade atual está cheia de religiosos, de gente que faz o bem, de pessoas que estão prontas a fazer tudo por Deus; de pecadores trajados de suas próprias vestes de justiça própria. Elas lutam e buscam ativamente por uma vida próspera aqui. O espírito mundano de Caim e de Esaú encheu os corações de arrogância e de desprezo à verdade bíblica acerca do pecado. A mensagem do reino dos céus de nada serve para tais pessoas.
        O espetáculo religioso de nossos dias é causado pelo reino mundano, por intenso desejo de prosperidade. O anseio dos corações corrompidos aspira um deus diferente, ecumenicamente amigo, um ser que derrama bênçãos aos que acreditam em superstições e crendices. O palco religioso de nossos dias é adequado para a proliferação de mais falsos mestres, de elementos cobiçosos, gananciosos, que aproveitam a situação a fim de ficarem ricos até mesmo milionários. Oh! A situação religiosa atual nos causa profunda tristeza, pois não vemos corações dilacerados pela dor; não vemos homens e mulheres chorando amargamente suas culpas e misérias; não vemos homens no pó, desesperados porque realmente merecem a punição eterna.
        Noutras palavras, estou declarando que é realmente raro achar um “pobre de espírito”, porquanto o reino do céu é desprezado; as riquezas eternas em Cristo não constituem boas novas aos corações modernos. O mundo de hoje é tão sofisticado, apreciável e lindo. Os homens marcham decididamente para as belas campinas de Sodoma e querem estar associados às maldades dali; eles nem sequer consideram que a ira de Deus vai descer a qualquer momento. O homem moderno ri, zomba e motejam das boas novas que vêm lá do céu e ainda escarnecem dos profetas de Deus. Para eles Deus mudou; para muitos pastores que deixaram as fileiras dos fieis, o que conta hoje é quanto vão ganhar todo mês e quanto podem receber dos aplausos dos homens aqui.
        Amado leitor, diante de tudo que parece tão desanimador, digo e afirmo que a mensagem deve continuar, pois ainda a graça ordena aos servos fieis que a mensagem do reino dos céus deve ser pregada. O amor de Deus ainda relampeja e troveja dos céus; este momento urge que mais profetas sejam enviados para pregar todo conselho; ainda o coração do Senhor é cheio de misericórdia. O facho de luz que vem da cruz aponta o céu, exibindo as maravilhas eternas aos homens. Quando o mundo mais parece um cemitério, num verdadeiro silêncio espiritual, eis que a mensagem chega para ressuscitar mortos.
        O que a mensagem tem para aqueles que são achados como “pobres de espírito”? A resposta é imediata: “Bem-aventurados!”. Os que buscam prosperidade aqui não são os bem-aventurados; os que buscam este mundo, os que procuram as vozes dos vorazes falsos mestres não são os bem-aventurados. Essa palavra vem de Deus aos corações como chegou aos milhares que já foram salvos. Meu amigo leitor, medite no reino do céu agora. Quem são aqueles que agora reinam no céu? Quem são aqueles que para sempre herdarão as glórias eternas? São pessoas que um dia foram achadas como pessoas espiritualmente miseráveis.
        Mesmo em dias carregados de densas nuvens de apostasia e mentiras religiosas, o Senhor ainda está salvando pecadores e lhes dando a mais maravilhosa notícia de que eles agora são herdeiros de Deus em Cristo; que são habitantes da glória eterna. Não foi essa a mensagem que Jesus deu ao ladrão ali na cruz: “Hoje mesmo estarás comigo no Paraíso?”


Nenhum comentário: