terça-feira, 10 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO IV. “Todos se extraviaram...” (8 de 8)


“Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis...” (Romanos 3:12)
O PODER QUE TRANSFORMA PECADORES INDIVIDUALMENTE.
        Caro leitor, o fato é que o pecado tomou cada ser humano e tornando-o assim escravo do pecado (João 8:44). Não há sequer um indivíduo livre dessa condição, pois todos os que nasceram de Adão estão nesse estado de rebelião contra Deus e de completa consagração ao serviço deste mundo. O efeito do pecado foi de fato devastador, mas o poder da graça salvadora mostra ser infinitamente maior do que todas as assolações causadas pelo pecado na vida de indivíduos que são salvos. Não esqueçamos que o Senhor amou Suas ovelhas individualmente, e Ele mesmo afirma que não há de perder nenhuma delas e que todas serão arrancadas da tirania de satanás, assim como foram arrancados os israelitas da servidão a Faraó no Egito. Para encerrar, quero agora mostrar o que ocorre quando Deus opera transformação naqueles que Ele individualmente salva. É aqui que vemos a diferença entre o poder do pecado e o poder da graça (Romanos 5:20).
        A graça opera no salvo uma disposição de renunciar a aliança com o mal. O poder libertador de Cristo traz ao homem salvo, uma disposição de arrancar de si mesmo todas as amarras do pecado. Foi assim com o ladrão na cruz, pois quando viu a Cristo, eis que imediatamente mostrou que seu coração estava mudado, que nada mais tinha com seu colega e com as antigas maldades. Sua confissão não foi porque estava à beira da morte, mas sim porque seu coração foi mudado pela graça. É claro que não demorou muito para que morresse, mas sem dúvida se aqui ficasse desceria dali para testemunhas as maravilhas da compaixão de Deus por sua vida.
        Notemos na vida de Raabe (Josué 2), a mesma atitude, porque sua fé arrancou o medo e fez com que ela se desprendesse do seu povo ímpio, pagão e idólatra, a fim de se ajuntar ao povo de Deus. É assim com qualquer crente sincero, mesmo que as circunstâncias de sua vida sejam completamente diferentes. Alguns pensam que são salvos porque sentiram medo da morte, ou porque suas vidas rebeldes lhes surpreenderam com juízo. Acã confessou sua desobediência porque fora descoberto e não porque foi achado pela graça salvadora (Josué 7).
        Mas é bom que saibamos que a individualidade não arranca a personalidade. A graça salvadora faz do homem um verdadeiro homem, bem como da mulher verdadeira mulher. A graça coloca as coisas em seus devidos lugares, tirando as imundícies do pecado e adornando tudo ao derredor. Paulo quando se converteu, continuou sendo aquele homem valente, corajoso e determinado, mas agora tudo estava sendo encaminhado para propósitos santos e agradáveis a Deus. Aquele Pedro medroso e capaz de negar a Cristo, eis que foi mudado num Pedro cheio de coragem para enfrentar a multidão e até a morte, a fim de testemunhar acerca da ressurreição do Senhor.
        Enfim, a salvação individual traz os salvos para formar deles um só rebanho e um só pastor. Milhares de indivíduos diferentes são salvos e a graça faz deles um só coração, cheio do amor de Deus. A graça opera assim, formando um povo que aqui vive na mesma fé, num mesmo testemunho de salvação e num mesmo desejo – agradar a Deus. E assim será na eternidade, pois todos se ajuntarão na Nova Jerusalém e lá serão para sempre uma companhia de homens e mulheres que foram remidos pelo sangue do Cordeiro, glorificados para sempre, a fim de que o universo inteiro saiba que foi obra maravilhosa de Deus em Sua compaixão.
        E você amigo, faz parte dessa santa congregação? Tem agora seu coração desejo de pertencer a Cristo para sempre? Se essas coisas ocorrerem em sua vida, eis que é o próprio Deus quem está lhe chamando agora mesmo,  a fim de dar-lhe perdão e vida em Cristo Jesus.  


       








Nenhum comentário: