quinta-feira, 19 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO V “...não há quem faça o bem...” (7)


“...não há quem faça o bem, não há nem um sequer” (Romanos 3:12)
DESCREVENDO O QUE A BÍBLIA MOSTRA A NOSSO       RESPEITO.
        Caro leitor continuemos examinando de forma meticulosa o que a Palavra de Deus expõe a nosso respeito. Por que não podemos fazer o bem? Por que toda tentativa é vã? Por que aquilo que pensamos ser o bem nada tem de valor aos olhos do Santo e Justo Deus?
        Digo mais que não podemos fazer o bem naturalmente porque todo mecanismo do pecado trabalha contra esse feito. Basta uma olhada em Romanos 1, a partir do verso 18, porque a notícia acerca da devastação do pecado na raça é terrível. O que fizemos foi impedir que a verdade entrasse, a fim de demonstrar nossos atos de injustiça, em plena demonstração de ódio contra Deus. Somos nós diferentes de todos os pagãos que viveram neste mundo? É esta geração melhor do que os  bárbaros e milhões de perversos que passaram por esta vida aqui? Somos nós menos pecadores que os índios que vivem no mato em terríveis práticas de idolatrias e maldades? Claro que não! Em Adão somos nós irmãos e compartilhamos juntos dos mesmos atos.
        Também, digo que não podemos fazer o bem, porque não temos em nós o amor de Deus. Se do Senhor procede todo bem, então de nós procede todo mal. Certamente o pecado nos ludibria, nos diz no íntimo que somos pessoas maravilhosas e que temos em nós o potencial para mudar tudo neste mundo. Quanto engano do pecado!
        Sem o amor de Deus habitando no coração por meio do Espírito Santo (Romanos 5:5), não há possibilidade de servir aos nossos semelhantes, mesmo àqueles que nos são queridos e bem próximos. O bem que fazemos aqui é bem sim, mas do ponto de vista humano e não de Deus. Caro leitor, somos por natureza, egoístas, queremos a glória para nós, e desprezamos a glória que pertence somente a Deus. No pecado vivemos em torno de nossos interesses terrenos e não eternos; vivemos em função daquilo que acaba aqui.
        Também, não podemos fazer o bem porque estamos fora do caminho do bem. O caminho do pecado é tortuoso, é desviado da verdade. Nascemos fora da lei de Deus, todo vigor da carne pende para as paixões, para ir ao contrário das santas diretrizes da lei. Sendo assim é claro que no pecado todos os nossos atos estão fora dos padrões de santidade, fora da justiça perfeita. Consequentemente, eis que todos os atos dos homens estão manchados, envenenados e só enfatizarão maior desvio da glória de Deus.
        Caro leitor, todo bem que os homens fazem aqui, só tem serventia aqui mesmo; tudo morre aqui porque está marcado pela corrupção causada pelo pecado e pela morte. Nada deste mundo pode subir como aroma suave e agradável a Deus; nada deste sistema manchado pelo pecado foi santificado pela graça, mas sim condenado pela lei, por isso está sob a terrível maldição. Os homens devem saber disso; seus corações precisam ser descobertos e assim eles verão em que situação de ruína estão. A única resposta está na cruz, porque é pelo sangue remidor do Filho de Deus que homens e mulheres são santificados e assim habilitados para fazer o bem.
        Veja amigo, que não há nenhum homem, nem mesmo pastores, nem qualquer outro mediador daqui, nem mesmo as orações podem servir para elevar os homens como capacitados para fazer o bem. No pecado os homens estão completamente fora e inadequados para andar, falar e espalhar o bem.

        Essa notícia é espantosa? Então, saiba que é assim; saiba que a melhor atitude para os homens é lançar fora todas as suas tentativas, porque elas são inúteis. Suas obras são sem qualquer valor. Agora mesmo, considere sua inutilidade e corra para o Filho de Deus, o único Mediador, capaz de lhe salvar dessa tão triste condição.

Nenhum comentário: