sexta-feira, 13 de novembro de 2015

AS BEM-AVENTURANÇAS I - OS POBRES (1)


“Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mateus 5:1-9)
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor, é com imensa alegria em meu coração que me sinto desafiado a pregar nessa passagem tão esplendorosa e cheia de venturas da graça. Para mim, a Bíblia é em sua totalidade a mensagem do evangelho; para mim cada palavra falada pelo Senhor Jesus expressa Seu imenso desejo de salvar perdidos neste mundo. O livro de Mateus não me aparece como um anúncio do futuro de Israel, mas nos oferece um cenário lindo do poder transformador do evangelho e dos efeitos dessa salvação na vida daqueles que são alcançados pela graça. É impossível ler 1 Pedro, sem, contudo notar como aquela carta mostra os efeitos das bem-aventuranças nas vidas dos crentes.
        Não pretendo abordar aqui todo sermão do Monte, porquanto não acho capaz de realizar esse grande feito. Mas quero tomar apenas as 8 bem-aventuranças, a fim de alargar ainda mais o campo da graça na exposição do evangelho. Talvez o leitor já tenha lido muitos comentários acerca desse sermão, e  é bem provável que já tenha sua consideração e convicção acerca dessas maravilhas expostas por nosso Senhor Jesus. Mas, todos os meus leitores que visitam meu blog podem perceber que não tenho intuito de atrair discussões sobre tal e tal tema. Não que eu não possa discutir, mas o fato é que não precisamos disso agora; não é o momento para criar um cenário para apologéticas cristãs.
        Acredito que agora é o momento crucial para a pregação do evangelho do reino do céu, ou de Deus. A verdadeira mensagem que nos foi entregue, a fim de que anunciemos aos homens acerca daquilo que Deus tem para os homens, tal mensagem tem sido lançada para o descrédito em função das armadilhas da apostasia preparadas e bem elaboradas pelo pai da mentira. Estamos de todos os lados cercados por mentiras e mentiras e sabemos o quanto elas são letais, destruidoras e contaminadoras. O mundo segue para a falácia total, para uma verdadeira catástrofe religiosa; este sistema mundialmente controlado pelas forças das trevas precisa ouvir a verdade de Deus, precisa saber quem é o Deus da Bíblia. Ainda a compaixão de Deus ferve em Seu santo coração; ainda a porta da graça está aberta; ainda o Senhor está pronto para derramar Sua compaixão por um mundo que merece e está bem maduro para o juízo.
        Mas, não me importa o que falam e pensam acerca dessas 8 bem-aventuranças, pois o que eu quero é pegar esses tesouros e usá-los para pregar o que preciso pregar: O evangelho da glória de Cristo. Se eu puder levar a água pura e cristalina da salvação, sei que aqueles que têm sede hão de beber essa água. Se eu puder levar o pão da vida, os que têm fome irão desejar tomar esse pão e saciar sua intensa fome. Para mim, Cristo é para este mundo o pão e a água da vida. Tem outra mensagem? Claro que não! O que o mundo precisa ouvir? Ora, os falsos mestres estão transbordando de mentiras; carregam consigo aquilo que parece ser tesouro, mas quando examinado, não passa de lixo.
        Veja amigo essas bem-aventuranças. Não são elas exatamente aquilo que os homens precisam ouvir? O leitor atento verificará que a mensagem do mundo e dos falsos mestre é exatamente o oposto das bem-aventuranças. O que vou fazer? Tenho que pregar a verdade, pois sei que amarei meu povo, minha geração se eu pregar todo conselho de Deus. Anseio em meu coração atrair o céu à terra, o que é eterno deve dominar o que é passageiro.

        Amigo, que seu coração fique fascinado diante dessas riquezas da graça que vêm até nós, pobres pecadores.

Nenhum comentário: