quarta-feira, 4 de novembro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO IV. “Todos se extraviaram...” (4)


“Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis...” (Romanos 3:12)
A INDIVIDUALIDADE DO PECADO: “todos e cada um”
        Amigo leitor, estamos vendo como individualmente todos os homens em Adão tomaram um rumo diferente, cada um considerou que o caminho a tomar era belo e agradável. A individualidade indica que cada um simples se desviou do caminho certo, a fim de seguir o que cada um achava que era melhor para si. No tocante a Deus só há um caminho, mas no que tange ao pecado têm vários caminhos, os quais no fim se tornarão num caminho só – o caminho da morte.
        Mas essa verdade traz a lume outro fato, que cada um vem a este mundo para seguir seu próprio conceito de um viver sem Deus. No pecado não importa se são milhares e milhares de caminhos diferentes, porque o sistema da mentira é assim. Cada indivíduo cria seu próprio meio de viver. O que importa no pecado é que cada um vai confessar pelo seu modo de viver que não há Deus. No triste caminho por onde os homens andam não há luz para cima, não há qualquer revelação, indicando a presença da glória de Deus, mesmo tendo a criação perante eles, mesmo tendo a luz natural provando a divindade e o poder de Deus em tudo e em todos os detalhes. O pecado prescreve seu sistema religioso e procura adotar nos corações um sistema teológico diferente. Então, olhando com a visão bíblica para a raça caída, eis que vemos o mundo com milhares de direções diferentes, pois cada um persegue seus intentos de ganhar a vida, mesmo sabendo que houve uma porta de entrada, e que no final haverá uma porta para o além.
        Mas, há uma unidade no pecado e essa unidade é mostrada no coração e não na aparência, nem tampouco no caminho. No coração os homens se ajuntam; no coração proclamam que todos amam a mesma coisa; no coração mostram que têm uma ambição de um mundo melhor; no coração estão querendo distância da verdade e anseiam mais luzes daqui mesmo; no coração estão mancomunados, aptos para atacar o reino de justiça e da verdade; no coração estão com suas armas apontadas contra o céu e prontos a fugir e se esconder, caso o Rei da glória se manifeste; no coração podem ajuntar suas vozes e preferir Barrabás a Cristo. Eis aí, caro leitor a calma, o repouso e a paz que os homens caídos procuram neste sistema mundano.
        Mas a individualidade indica que, não importa, pois todos são responsáveis perante Deus. Cada um é culpado por ter tomado ofendido a santidade de Deus; cada um é responsável por ter quebrado a santa lei, dando as costas para Deus e seguir satanás. Foi isso o que Paulo quis dizer aos moradores da culta cidade de Atenas, na Grécia: “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam” (Atos 17:30).        
        Vejo o quanto os homens lutam e inventam meios para escapar dessa terrível responsabilidade. Conscientemente eles sabem que terão que enfrentar o inexorável juízo de Deus. Os homens ficam atordoados quando veem os prenúncios de juízo, mas mesmo assim são levados pelo engano do pecado que não serão atingidos. Muitos correm tentando se esconder de Deus e da Sua Palavra. Muitos se abrigam em “refúgios religiosos”; muitos tentam se disfarçar com os truques dos falsos mestres; muitos tentam buscar ensinos mentirosos os quais tentam anular o castigo eterno. Uma vez conheci um homem que se gabava em provar que o inferno não é eterno. E os leitores sabem o quanto em nossos dias as mentiras que aparecem disfarçadas de evangélicas vêm para trazer “calma e paz” aos corações culpados.
        Caro amigo, todo meu esforço tem em vista levar-lhe ao conhecimento da tão grande salvação em Cristo Jesus. O Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do diabo e assim arrancar pecadores dessa escravidão, a fim de salvá-lo e levá-lo para o céu.  


Nenhum comentário: