sexta-feira, 30 de outubro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO IV. “Todos se extraviaram...” (1)


“Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis...” (Romanos 3:12)
INTRODUÇÃO:      
        Amado leitor é meu prazer continuar levando este tema, porquanto a passagem de Romanos mostra o desempenho terrível do pecado na raça caída. Temos visto como o pecado é injustiça, deixando cada ser humano completamente torto no viver: “Não há justo...”. Vimos também que o pecado atirou o pecado num ambiente de completa escuridão espiritual: “...não há quem entenda...” e vimos também que o pecado resultou em completa paralisia espiritual ocasionada pela morte espiritual, de tal maneira que é impossível para o homem buscar a Deus: “...não há quem busque a Deus”.
        Agora tenho o trabalho de mostrar o terceiro resultado que aparece, conforme vemos no texto acima: “Todos se extraviaram, à uma se fizeram inúteis...”. Conforme temos visto até agora posso resumir essas lições mostrando que num sentido vertical:
        1.     Ausência de Justiça: “Não há justo...” – resulta em falta de paz.
        2.     Ausência de entendimento: “Não há quem entenda...” – resulta em escuridão.
        3.     Ausência de liberdade: “Não há quem busque a Deus” – resulta em escravidão.
        Agora chegou o momento quando veremos os resultados horizontais do pecado. O texto nos fornece as seguintes lições:
        1.     Desvio da verdade: “Todos se extraviaram”. Isso significa cada ser humano como cego vive empurrado na mentira e pelas mentiras de satanás, conforme nosso Senhor deixou bem claro aos judeus (João 8:44).
        2.     Viver inútil: “à uma se fizeram inúteis”. Isso quer dizer que o pecado tornou o homem um ser completamente inútil para Deus, em todos os sentidos, espirituais e sociais, mesmo que aqui ele pareça ser bem importante e útil.
        3.     Perigo social: “Não há quem faça o bem”. Isso significa que a contaminação do pecado tornou cada ser humano completamente incapaz de santificar e abençoar o seu ambiente, família, pois o pecado contamina tudo e todos ao derredor.
        Se compararmos os efeitos horizontais com os efeitos verticais veremos o seguinte:
        1.     Ausência de justiça produziu um desvio geral: “todos se extraviaram”
        2.     Ausência de entendimento produziu inutilidade: “à uma se fizeram inúteis”.
        3.     Ausência de liberdade produziu escravidão ao mal: “Não há quem faça”
        Assim podemos agora desvendar o que a Palavra de Deus nos mostra com respeito a essa condição vista individualmente na raça. Veja amigo leitor que não há diferença; que não é porque alguém nasceu num ambiente religioso, ou mesmo com formação religiosa que ele foi endereçado no caminho certo. Todo bem que aqui recebemos, tendo uma família religiosa e bom caráter, significa que aprouve a Deus fazer com que ficássemos mais perto do reino de Deus. Mas o fato é que ninguém nasceu no caminho para o céu; ninguém nasceu com desejos para Deus; ninguém nasceu para apaixonar-se por Cristo e com desejos de louvá-Lo. Somos seres nascidos fora do paraíso de Deus e cada um de nós mostrou desde nossa concepção toda nossa intenção de sair do ventre materno para pecar (Salmo 58:3). Certamente a Bíblia fala de João Batista, o qual era cheio do Espírito Santo desde o ventre materno, mas a verdade é que a graça opera assim, pois o grande evangelista é Deus e Ele pode chamar Seus eleitos, mesmo sendo eles ainda um feto.
        Mas o que importa agora é que vejamos que o coração sujo e o caminho tortuoso mostram o quanto cada um dos homens já nasceu com firme decisão de fazer o que quer fazer. Isso é o que o texto quer dizer: “...todos se extraviaram...”
               


Nenhum comentário: