quinta-feira, 8 de outubro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO – Ignorância de Deus (10).




 “Não há quem entenda...” (Romanos 3:11)
AS MARAVILHAS DO ENTENDIMENTO REAL.
        Caro leitor, sei que mostrei a escuridão do pecado; sei que tal verdade pode ter trazido profundo medo em seu coração, mas eis que a Palavra de Deus imediatamente faz brilhar os grandes feitos da graciosa graça em meio a essa tão grande catástrofe mundial provocada pela queda ali no Éden. Como pode o homem passar a entender essas coisas? Como poderá o pobre e caído ser humano chegar ao conhecimento de Deus de forma transformadora, para elevá-lo à glória? Para isso quero tomar a Palavra e mostrar como Deus opera Seu conhecimento aqui; como Ele veio para tornar notória Sua graça que salva homens e mulheres mediante tal entendimento da verdade.
        Veja amigo, o grande quebrantamento que ocorreu ali em Jerusalém por ocasião daquele derramamento do Espírito (Atos 2). Deus ergueu ali um Pedro cheio do Espírito para corajosamente pregar para aquela multidão de judeus e prosélitos, os quais encheram Jerusalém para a festa de Pentecostes. Foi tudo obra do Espírito Santo para mobilizar aquela multidão, tirando-a dos interesses vaidosos da festa em Jerusalém, a fim de ouvir Pedro falar de quem? De Jesus que quarenta dias atrás tinha sido crucificado. Mas Pedro estava ali com a Espada do Espírito para provar a eles de forma escriturística que Deus havia ressuscitado Seu Filho. Sem a obra do Espírito é certo que a perseguição contra os discípulos e apóstolos seria desencadeada consequentemente.
        Mas o que houve ali foi algo incrível, pois aquela multidão entendeu tudo; aqueles judeus compreenderam a verdade pregada, a iluminação veio aos seus corações e assim chegaram à convicção de pecado, de que eles eram culpados não só de não aceitar o Messias – Jesus – como também de matá-lo por meio dos soldados romanos. Quando a luz dessa verdade brilhou em seus corações; quando aquela multidão compreendeu que era culpada e que a ira de Deus estava sobre eles, imediatamente houve humilhação e confissão, seguida da pergunta: “Que faremos, irmãos?”. O leitor pode entender isso? É Deus quem traz aos pecadores o entendimento da verdade a Seu respeito, e quando Ele o faz, operando Ele quem impedirá? E o resultado foi três mil almas se convertendo e sendo batizada para viverem por Cristo doravante.
        Como posso deixar de lado a vida de Zaqueu? Eis que Deus em Lucas 19:1-10 mostra ali o que acontece quando Ele opera no coração de pecadores o real entendimento da Sua graça salvadora. Quem imaginava um servidor público se convertendo a Cristo? Mas foi assim, enquanto a multidão de orgulhosos judeus criticava a ação do Senhor, Ele mesmo dirigiu-se à casa de Zaqueu, com Zaqueu, a fim de levá-lo à salvação e transformação na vida daquele homem. Foi assim também que Ele se manifestou ao ladrão na cruz, num acontecimento que somente a graça pode explicar, pois um ladrão, pouco antes da sua morte foi atraído para a salvação em Cristo. Em poucos minutos eis que um homem foi despertado para sua situação de condenado e pode abrir sua boca para solicitar humildemente o favor do Senhor por sua pobre alma.
        Ora, essa frase: “lembra-te de mim” aparece de forma encantadora nos lábios de uma alma que chega ao Senhor em santa confissão e petição. O que a Bíblia diz? “Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Romanos 10:13). Isso significa que é isso o que acontece hoje quando a luz da verdade vem brilhar em corações; quando homens e mulheres ouvem a pregação bíblica do evangelho; quando sabem acerca de sua condenação e que não há outro meio para serem salvos da eterna condenação, senão a fé em Cristo Jesus, eis que imediatamente são salvos.
        Caro leitor, eis aí as maravilhas da graça. Você é um daqueles que se acha em plena escuridão e não tem encontrado a luz da verdade salvadora? A mensagem chegou agora ao seu coração para mostrar-lhe que há salvação somente em Cristo Jesus.



Nenhum comentário: