quinta-feira, 1 de outubro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO – Ignorância de Deus (6).




 “Não há quem entenda...” (Romanos 3:11)
IGNORÂNCIA DE DEUS
        Prezado leitor, no pecado é impossível para o homem entender, por isso o texto afirma: “Não há quem entenda”. Mas quero mostrar como essa verdade vai mais longe, porque a ausência de entendimento causou um apagão na mente, assim como acontece quando o cérebro não recebe oxigênio. Não foi apagando aos poucos, mas sim de uma vez por todas, como ocorre na morte quando todo funcionamento físico e mental é paralisado. Então, o que vemos no pecado é o homem sem qualquer sinal da verdadeira vida, habitando num mundo feito por Deus, mas sem nada conhecer acerca de Deus, conforme diz Efésios 2:12: “...sem esperança e sem Deus no mundo”.
        Sendo assim, eis que não há qualquer sinal de temor do Senhor. Alguns podem chegar a um conhecimento melhor de Deus, mas tudo acontece dentro das atividades naturais; eles podem obter conhecimento de Deus porque leem a Bíblia ou mesmo obtêm tal conhecimento mediante as atividades religiosas. Mas mesmo assim não é o conhecimento que acontece no coração, não é o homem interior renovado, não é a luz acesa no íntimo pelo Espírito Santo. A luz que eles têm é puramente natural e logo ela é apagada pelas circunstâncias mundanas. O rei Agripa quando ouviu o testemunho da conversão de Paulo mostrou que realmente era conhecedor de Deus e dos costumes judaicos, mas tal conhecimento não fez dele um convertido. Homens e mulheres podem ter a iluminação da verdade revelada aos crentes, mas isso não significa que eles são salvos, porque não produzem fruto de salvos no viver (Hebreus 6:4-8).
        Uma vez que falta aos homens no pecado o entendimento da verdade acerca de Deus: “Não há quem entenda”, eis que quando a luz da glória de Cristo brilha perante a face deles, certamente há de despertar-lhes ódio. Para os homens no pecado Deus é aceito como Deus, segundo o que eles esperam de Deus, segundo as expectativas de um viver mundano. Mas, eles não podem suportar a verdade que revela a glória Daquele que foi enviado por Deus para a salvação. A reação é normalmente de fuga, a não ser que Deus opere em seus corações o novo nascimento (João 3:3). Nicodemos entendia tudo acerca de sua religião, mas era completamente ignorante da verdade que leva o homem ao céu. Foi assim com o governador Félix, pois quando se assentou para ouvir a mensagem de Paulo, com a sua consciência em ebulição eis que saiu dali com medo.
        Amigo leitor, conheci pessoas que agiram assim diante da verdade, porque chegaram perto da luz, da mensagem salvadora e se esconderam (João 3:19,20). O evangelho atual não traz consigo a glória de Cristo, por isso milhares correm para buscar satisfação na mensagem moderna, tão carregada de sentimentalismo e de humanismo. Os homens querem as riquezas deste mundo e essa mensagem atualmente denominada de “evangelho” traz consigo as bênçãos que a multidão tanto busca e os homens dão tudo por essas superstições agraciadas de versos bíblicos. Nosso Senhor deixou Seus discípulos bem advertidos com respeito a reação do mundo religioso ante a verdade que eles iriam pregar: “Eles vos expulsarão das sinagogas; mas vem a hora em que todo o que vos matar julgará com isso tributar culto a Deus” (João 16:2).
        Mas é aqui que sobressai a glória da graça salvadora, pois “...onde abundou o pecador, superabundou a graça” (Romanos 5:20). Enquanto milhares fogem, eis que o amor conquistador de Deus entra em ação. Os companheiros de Saulo fugiram ante a visão da glória de Cristo vinda do céu, e se não fosse o poder da graça salvadora, Saulo teria fugido também. Que poder de atração do amor de Deus! Esse é o poder que vence a morte, derrota o velho homem, esmaga o opressor, destrói o controle do mundo e apaga as expectativas do inferno, a fim de chamar os pecadores ao arrependimento.
                Vaguei tão errante nas trevas, nem raios de luz vinha a mim.
                E triste, cansada a minha alma, não via perdão para mim.

Nenhum comentário: