sexta-feira, 30 de outubro de 2015

A FAMÍLIA DO SENHOR (5)


“Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50).
CONHECENDO A VERDADEIRA FAMÍLIA DO SENHOR (versos 48-50).
        Caro leitor, somente uma mudança no coração, feita pelo trabalho da graça pode fazer o homem tomar um rumo diferente neste sistema natural de relacionamentos. Nosso Senhor mostrou em Seus ensinos, que é digno Dele somente aqueles que O amá-Lo mais do que os pais, irmãos, filhos, amigos e odiar até a própria vida. Quando uma pessoa é salva eis que ela passa a ver a vida do ponto de vista vertical, num relacionamento correto com Deus. Mas, o que é mais impressionante em tudo isso é que, quando isso acontece, até mesmo os relacionamentos naturais tomam os seus devidos lugares. Quando o amor de Deus e o amor a Deus ocupam o lugar total no coração, eis que tudo passa a ter harmonia e o efeito é maravilhoso no viver. Note bem que a graça não desmancha as coisas naturais, mas sim as harmoniza e as santifica. Veja bem, caro leitor que não é o amor a Cristo em primeiro lugar, mas sim o amor total a Ele. Conforme o discipulado que parte de coração convertido, não existe esse relacionamento, vindo Cristo em primeiro, em segundo lugar vindo isto e aquilo.
        Tendo essas verdades em nossos corações e sentimentos, eis que podemos partir para conhecer ainda melhor a verdadeira família do Senhor, conforme Ele mesmo deixa claro nos versos 48-50 do texto em pauta. Note que quando Ele houve o recado, imediatamente Ele ergue a interrogação: "Quem é minha mãe e quem são meus irmãos?". Conforme temos dito, é claro que nada havia de vergonha em Jesus pela Sua família terrena. O que Ele falou está claramente vinculado ao Seu ministério, àquilo que lhe fora ordenado a fazer pelo Seu Pai celestial. Noutras palavras nosso Senhor estava como que espantado; estava humanamente falando surpreso por ouvir aquelas palavras, porque jamais deixou de comunicar a todos o Seu ministério, sua função de vir ao mundo para buscar e salvar perdidos (Lucas 19:10), para salvar os descendentes espirituais de Abraão (Hebreus 2:16).
        Então, o que nosso faz imediatamente é apresentar Sua família. José apresentou seus irmãos e seu pai a Faraó (Gênesis 47:2). Nosso Senhor em profunda humildade e em objetivos santos e eternos apresentou também Sua família: "Eis minha mãe e meus irmãos". Ele é Aquele que sendo Deus eterno se tornou Homem, a fim de salvar homens. Ele é Aquele que veio para ser o Primogênito entre muitos irmãos (8:29) e Ele jamais teve vergonha de Seus santos, daqueles por quem Ele morreu. Nosso Senhor faz questão de apresentar Sua preciosa família, e devemos saber que Seu ministério esteve e está envolvido nesse propósito santo no mundo inteiro. A família do Senhor, ou o povo Dele é amado por Ele. Ele morreu não somente para salvar, mas também para santificar esses Seus irmãos; jamais Ele teve vergonha de lhes chamar de irmãos, mesmo aqueles mais simples, mais desprezados por este mundo (Hebreus 2:11).
        Digo mais, que nosso Senhor enquanto aqui esteve, se identificou com Sua família. Aqui Ele mostrou ser o Filho do Homem, porque pode conversar, sentir o que eles sentem, ver a miséria deles e associar-Se com sua miséria. Aqui Se uniu a eles, orou por eles, cantou com eles, como se Ele mesmo fosse um pecador. Tudo fez e em tudo atuou mais do que como um Homem, mas também como um Servo do Seu povo. Jamais Se mostrou irado como Moisés; jamais mentiu como Abraão; jamais enganou como Davi; jamais negou como Pedro, etc. O perfeito Homem em tudo Se envolveu em nossa miséria, a fim de apresentar esse povo salvo como Seu povo, Sua família, Seus pequeninos irmãos, e enfim, um dia apresentá-los no céu como sendo o povo Dele, comprado e purificado pelo Seu sangue.

        Amigo, se agora mesmo você se converter a Cristo de todo coração é certo que você também fará parte dessa maravilhosa e eterna família. 

Nenhum comentário: