quarta-feira, 14 de outubro de 2015

O DEUS QUE CRIA O MAL V (4)



                            
                        “DERROTANDO O MAL COM O PRÓPRIO MAL”
“Eu formo a luz e crio as trevas; faço a paz e crio o mal; eu, o Senhor, faço todas estas coisas” (Isaías 45:7)
DERROTANDO O MAL AO EXERCER VINGANÇA.
        Amigo leitor, hoje é minha função mostrar que Deus derrota o mal, ao exercer Ele vingança. Oh! Que saibamos disso com temor, porquanto o cristianismo atual ignora e deixa esse assunto propositalmente de lado. É claro que em toda Escritura vemos que Deus age com vingança, porquanto é claro que se Seu reino é de justiça e de juízo, é óbvio que haverá vingança. Vemos em várias passagens que Deus utiliza metáforas para mostrar Seus atos vingativos no meio dos homens. Em Ezequiel Ele afirma que utiliza Sua espada vingadora; em Deuteronômio 32 o Senhor declara que traria vingança contra um Israel rebelde e noutras passagens Ele mesmo afirma que tem Seus instrumentos que Ele usa para exercer vingança justa e santa no meio dos homens. Retira esses atos punitivos de Deus e o que teremos pela frente será apenas uma caricatura de Deus, assim como fazem os falsos mestres em nossos dias.
        Na primeira lição vemos que Deus traz Sua vingança contra indivíduos. Ora, os homens que brincam com o pecado e que divertem com todo tipo de iniquidade, precisam saber que Deus visita a iniquidade dos pais nos filhos, conforme Ele mesmo adverte em Êxodo 20. Na Bíblia, em Juízes 1:6,7 vemos um acontecimento que prova isso, pois quando o rei Adoni-Zedeque é capturado pelo exército de Israel, eis que seus dedos polegares dos pés e das mãos são cortados. Parece um ato de covardia e de perversidade, não é? Mas eis o que aquele rei disse no verso 7: “...Setenta reis, a quem haviam sido cortados os polegares das mãos e dos pés, apanhavam migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou...”.
        Veja caro leitor que aquele rei reconheceu e testemunhou com sua própria boca a vingança que ele merecidamente recebeu de Deus. Os homens não sabem e ignoram o fato que habitam no reino de Deus: “Reina o Senhor...!” (Salmo 93:1) e que em Seu reino nada passa despercebido, pois qualquer maldade praticada contra o próximo terá sim, terá sua visitação de vingança em forma de humilhação e dor. Vejo hoje homens brincando com sexo, praticando imoralidades contra moças; destruindo lares ao deitarem com mulheres casadas. Eles riem, se divertem, acham bonito, acreditam que são valentes e heróis quando praticam essas coisas. Mas a verdade é que tais elementos desconhecem a fúria de Deus quando chega o dia da visitação punitiva do Senhor. O que vemos em nossos dias? Por que tantas moças humilhadas? Por que tanta maldade entrando nos lares e trazendo sofrimento e vergonha para os pais? Por que muitos filhos tomando caminhos tortuosos e abomináveis? É Deus em Sua santa ira visitando a iniquidade dos pais nos filhos. Não riu com a desgraça alheia? Eis que a desgraça vem sete vezes mais sobre sua cabeça. Não riu na humilhação de pessoas que precisavam de honras? Então, eis que a mão do Senhor chega para trazer terríveis humilhações. Não foi assim com Amnon, filho do rei Davi? Eis que em seu orgulho infame ao usar sua força para destruir a virgindade de Tamar, não demorou muito para que ficasse cercado pelo terror e vingança de Absalão, seu próprio irmão (2 Samuel 13).
        Oh, meu amigo! O que Deus faz? Ele utiliza o mal contra o mal, e nisso não há acepção de pessoa. Não adianta esconder da verdade; não adianta procurar uma mensagem mais agradável, porque nada podemos contra a verdade. A mão forte e poderosa do Senhor vai onde o perverso está escondido. A única esperança para o homem está em se humilhar, e quanto mais feio é o pecado, mais terrível será a humilhação. Mas é melhor se humilhar agora, do que ser humilhado depois. É melhor ser alvejado pela compassiva mão de Deus agora, do que ser alvejado pela Sua mão de juízo para sempre.

Nenhum comentário: