quarta-feira, 14 de outubro de 2015

TODOS DEBAIXO DO PECADO III (3)




“...Não há quem busque a Deus” (Romanos 3:11
O QUE REALMENTE QUER DIZER O TEXTO?
        Prezado leitor, todo meu esforço agora está concentrado em mostrar o que o texto realmente quer dizer, com essa incrível frase que vem para abalar o orgulhoso ser humano e desmanchar toda sua expectativa de mostrar-se altamente religioso e independente. É claro que temos que entender a frase como ela está ali, à luz do que o próprio contexto nos ensina. Paulo está resumindo a triste condição de todos, tanto judeus como gentios, porque todos estão tombados no pecado desde a queda no Éden.
        O pecado não somente entortou a alma, mostrando em que situação o homem interior se encontra, como também passou a dominar seu coração, entenebrecendo todo entendimento e afeições, além de contaminar todo seu ser. O verdadeiro homem é o homem do coração, o homem interior, e este agora está morto e à cada dia cheira mal em seu estado de podridão. O homem que podia presenciar a glória de Deus agora está cego, assim como um morto nada pode ver, mesmo com os olhos no devido lugar; agora está surdo, completamente incapaz de ouvir os sons espirituais e a voz de Deus, assim como um morto fica completamente insensível aos choros e prantos dos seus mais queridos. O homem interior, do coração também está mudo, portanto incapaz de falar com Deus, de invocar o nome de Deus, de clamar, de orar, assim como um morto, mesmo tendo boca, não pode ser usada para sua devida finalidade. Também, o homem caído no pecado tem seus pés completamente paralisados, assim como um paralítico, por isso não pode andar para Deus.
        Enfim, nada do homem no pecado funciona para Deus, e nem se espera que há de funcionar. A medicina pode aqui podem arrumar meios cirúrgicos para recuperar uma visão, a surdez e até mesmo conseguem meios de levar paralíticos à condição de andar, mas no tocante ao homem no pecado, é simplesmente impossível, assim como não há qualquer esperança para os mortos. Não sejamos enganados quando vemos as aparências, pois no que tange ao homem externo, aquilo que podemos ver por fora, eles dão uma aparência de que realmente querem Deus e buscam a Deus. Satanás consegue pintar esse quadro tão belo perante nossos olhos, e assim não percebemos o que está por detrás disso. Aquele homem rico de Lucas 18 parecia estar buscando a Deus, e até mesmo parecia estar interessado em ir para o céu. Mas quando o homem interior foi investigado pelo Senhor Jesus, eis que a miragem sumiu e o morto no pecado surgiu. O fato que alguém está numa igreja trabalhando, contribuindo, cantando e proclamando louvores, em nada significa que aquela alma já passou da morte para a vida (João 5:24).
        Ó meu amigo, que encaremos com firmeza os ensinos bíblicos concernentes ao estado dos homens no pecado. Ninguém vai a Deus, a não ser que seja chamado por Deus. Se a voz da graça divina não emitir o seu “vinde a mim”, eis que os mortos continuarão como estão – mortos. Se a luz da graça graciosa não brilhar neste cemitério mundano, homens e mulheres terão tudo, menos a vida do céu; terão toda energia para vibrar seus corações pelo mundo e terão gozo e alegria pelas perversas atividades do príncipe das trevas aqui, sem perceber que estão indo para o reino eterno dos mortos.
        Não há esperança fora das exibições da graça! Não há qualquer esperança se a voz misericordiosa de Deus não ressoar por meio da pregação! Que o Senhor venha do céu, que derrame sobre os homens Sua visitação compassiva! Que Ele ouça nossas orações e ainda venha mostrar as maravilhas da graça, fazendo os mortos serem levantados para buscar a Ele: “Ninguém pode vir a mim, se o Pai que me enviou não o trouxer” (João 6:44).

Nenhum comentário: