segunda-feira, 26 de outubro de 2015

A FAMÍLIA DO SENHOR (2)




“Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe” (Mateus 12:50).
        Caro amigo, consideremos de coração o ministério terreno de nosso Senhor, Seu vínculo com seus irmãos e mãe, porque parece que José morreu ainda novo, deixando Maria viúva com seus filhos. Vemos no contexto de Lucas, versos 46 e 47 o fato que a em relação à Sua família terrena o Senhor simplesmente a deixou a fim de exercer Seu ministério conforme os planos eternos. Mas ao mesmo tempo vemos como o ministério Dele teve uma influência poderosa na vida de Seus irmãos e de Sua mãe. Por ocasião de Sua crucificação vemos em João que nosso Senhor jamais perdera Seu amor e interesse em servir e ajudar Sua idosa mãe, por isso passou para João os cuidados terrenos em favor dela, e Seus irmãos se converteram após a ressurreição, tornando assim líderes bem espirituais na igreja em Jerusalém, pelo menos sabemos disso com respeito a Tiago e a Judas.
        Mas nosso Senhor tinha um trabalho que Seu Pai eterno ordenou que fosse feito. Desde pequeno Ele conscientizou Maria e José de que Ele havia nascido para isso, para tratar dos “negócios” do Seu Pai, conforme Ele mesmo deixa bem claro em Lucas 2:49. Parece que José não entendeu muito bem o assunto, mas Maria, segundo o texto de Lucas, guardava essas coisas no coração. Maria estava bem ciente e consciente da sua posição porque o anjo deixou-a bem esclarecida. Ela jamais reivindicou sua posição de mãe; ela sabia bem que aquele que nasceu dela era o próprio Deus, por essa razão Maria acompanhou o ministério de Cristo como uma verdadeira crente e não com a atitude de uma mãe terrena. Em João 2 vemos como ali naquele casamento em Caná, Maria mostrou sua postura de submissão e respeito ao Filho de Deus quando disse aos serventuários: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (João 2:5).   
        Então, nosso Senhor devido a Sua missão para a qual desceu do céu e tornou-Se homem, jamais Se deixou prender por qualquer vínculo natural, terreno e transitório aqui; jamais considerou a família terrena como Sua família, a casa terrena em Nazaré como Sua casa, porquanto caminhou de forma resoluta para a cruz. Também, quando escolheu Seus discípulos não deu preferência a qualquer parente, porque para Ele a missão era celestial, o trabalho era eterno e os pecadores que Lhe seguiriam seriam homens vocacionados para uma missão bem diferente daquilo que o homem espera daqui e aqui. Seu reino, conforme Ele mesmo deixou claro, era celestial; Seu anseio era satisfazer a vontade do Seu Pai; Seus interesses e riquezas em nada estavam vinculados àquilo que tanto os homens ambicionam e esperam desta vida e Seus reais objetivos em relação aos homens estavam completamente distantes de qualquer pensamento e concepção terrena e religiosa. Para entender tudo isso não havia ninguém capaz, porque somente e tão somente o Pai celestial podia revelar aos homens, conforme Ele mesmo disse a Pedro: “...Bem-aventurado és, Simão Barjonas, porque, não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus” (Mateus 16:17).
        Além de tudo tratou a todos com amor e mostrando que Seu ministério era celestial e logo todos puderam ver que Ele era realmente Senhor. Os que O seguiam firmemente viram que ali estava alguém que veio do céu, por isso foi adorado até mesmo por demônios, os quais confessavam Sua origem e filiação. Enfim, tudo o que é terreno, natural e passageiro foi colocado no pó ante a realidade daquilo que nosso Senhor veio fazer e a Si mesmo Se deu. Por qual razão? Porque Sua família não era constituída por pai, mãe, irmãos, tios, primos, etc. Ele veio para buscar pecadores e assim levar muitos filhos à glória; veio para que pecadores nascessem de Deus, com a natureza de Deus, a fim de morar com Ele para sempre na glória eterna.                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                 
       

Nenhum comentário: